O Sporting recebeu e venceu, esta terça-feira, os bielorrussos do Stroitel Minsk, por 3-1, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Taça Challenge de voleibol, ganhando vantagem para o segundo encontro.

Apesar de só terem vencido um 'set', os forasteiros estiveram perto de pontuar no segundo e com isso complicar as contas da equipa lusa, mas os 'leões' conseguiram superiorizar-se na ponta final e com isso minimizar os danos, tendo apenas claudicado no terceiro (27-25).

Os campeões nacionais entraram melhor no jogo e, embora cometessem erros no serviço e na receção, a verdade é que os bielorrussos acabaram por ser uma presa fácil no primeiro parcial.

A jogar com dois líberos, Hugo Ribeiro, nos momentos defensivos, e João Fidalgo, quando ganhavam a posse da bola, os comandados de Hugo Silva acabaram por vencer com relativa tranquilidade, por 25-19.

Tudo levava a crer que os parciais seguintes seriam ganhos com relativa facilidade, mas o Stroitel Minsk, que no primeiro 'set' tinha 'vivido' dos pontos conquistados por Uladizislau Davyskiba (4) e Pavel Audochanka (4), ombreou fortemente com o Sporting no segundo.

Os bielorrussos provocaram erros no momento do bloco e beneficiaram de oito serviços falhados por parte dos 'leões' (quatro deles consecutivos).

Apesar se terem estado várias vezes em vantagem, os vice-campeões bielorrussos também cometeram os mesmos erros e permitiram ao Sporting dar a volta ao marcador com um magro 25-23.

O desgaste físico notou-se mais para o lado do Sporting e nem a entrada em campo do capitão Miguel Maia motivou as hostes no terceiro parcial. Bem dividido, com as duas equipas a tudo fazerem para conquistar o parcial, o ponto acabou por sorrir para o lado dos bielorrussos (27-25).

Foi necessário esperar pelo último parcial para ver o melhor voleibol do Sporting: organizado, concentrado, bem no serviço, na receção e no remate para o ponto. Atributos que o tornaram campeão nacional e que tardaram em aparecer esta noite, mas que ficaram espelhados no 25-17 que fechou o encontro.

O Sporting terá agora de defender esta vantagem em Minsk, no jogo da segunda mão, que se realiza em 05 de dezembro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.