O selecionador português de voleibol, Hugo Silva, encurtou hoje de 22 para 17 a lista de jogadores pré-convocados para o Europeu2019, em que o foco está na “renovação” e em “procurar injetar algum sangue novo”.

A ausência de Valdir Sequeira e as chamadas de André Rosa e Miguel Cunha, irmão gémeo do também selecionado Bruno Cunha, vindos das seleções jovens, e Januário Alvar são as novidades de Hugo Silva para o estágio a realizar em Vila Flor.

“Neste Europeu e em função do que foi a Liga das Nações e as Universíadas, vamos dar oportunidade a alguns atletas que já passaram pelas nossas seleções mais jovens, esperando que possam dar o seu contributo e assim ajudar a crescer, com a sua com juventude, esta próxima seleção”, disse Hugo Silva.

A seleção vai ultimar a preparação para o Europeu2019, a decorrer pela primeira vez em quatro países, França, Eslovénia, Bélgica e Holanda, entre 12 a 29 de setembro, num derradeiro estágio a partir de 19 de agosto, em Vila Flor, em Bragança. Findo o estágio será divulgada a lista final de 14 jogadores.

“Seria bom poder dizer que temos muitas alternativas, mas vamos assumir a aposta nas que temos pois é do futuro da nossa seleção que se trata. Será um sinal claro de que queremos mudar algo, mas, ao mesmo tempo, agradecermos aos que tanto já deram à nossa seleção”, referiu o selecionador.

O estágio inclui jogos de preparação com a Eslováquia e a República Checa, para procurar dar ritmo à seleção lusa, uma vez que três dos principais rivais na fase de grupos do Europeu2019 – Itália, França e Bulgária - já se encontram a um nível superior por se encontrarem a disputar qualificações olímpicas.

“É óbvio que não será fácil, mas creio que para vitórias morais já chegam as da Liga das Nações”, disse Hugo Silva, considerando que Portugal está “por mérito entre os melhores” e que tem que “assumir o favoritismo perante a Grécia e a Roménia e assim passar à fase seguinte”.

Hugo Silva acredita que passar à fase seguinte é o objetivo também do grupo, “que sempre se assumiu ambicioso e responsável”.

“Passar à fase seguinte será histórico; não passando, eu diria que seria um mau Europeu”, finalizou.

Portugal está inserido no grupo A, sediado na cidade gaulesa de Montpellier, juntamente com a Itália, número 3 do ‘ranking’ mundial e 5.ª classificada nas últimas edições do Mundial e do Europeu, a França, vice-campeã da Liga das Nações e a Bulgária, uma das mais fortes representantes da escola de Leste.

Completam o grupo de seis equipas, que apura quatro para a fase seguinte, as seleções mais acessíveis da Grécia e da Roménia.

Lista de 17 convocados:

- Zona 4: Alexandre Ferreira (Aluron Virtu, Pol), João Simões (Sporting), Lourenço Martins (Sporting de Espinho), Caíque Silva (AJF Bastardo), Miguel Cunha (VC Viana) e André Rosa (Esmoriz).

- Distribuidores: Miguel Rodrigues (Rennes Volley/Fra) e Tiago Violas (Benfica).

- Centrais: Filip Cveticanin (Benfica), Phelipe Martins (Sporting de Espinho), Guilherme Menezes (Sporting de Espinho) e Nuno Teixeira (VC Viana).

- Opostos: Marco Ferreira (Sporting de Espinho) e Bruno Cunha (VC Viana).

- Líberos: Gil Meireles (Esmoriz), João Fidalgo (Sporting) e Januário Alvar (Sporting de Espinho).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.