A tenista canadiana Bianca Andreescu conquistou hoje o seu primeiro título do 'Grand Slam', ao bater a norte-americana e hexacampeã Serena Williams na final do US Open, quarto 'major' da temporada que está a decorrer em Flushing Meadows.

Num Arthur Ashe Stadium repleto, e com o público a apoiar a norte-americana e número oito mundial, que venceu o seu primeiro 'major' em 1999, a jovem canadiana, de 19 anos, sentenciou a final em dois 'sets', com os parciais de 6-3 e 7-5, ao cabo de uma hora e 39 minutos.

Bianca Andreescu (15.ª WTA), que ainda não era nascida quando a adversária se estreou a vencer em Nova Iorque há 20 anos, entrou destemida e determinada a lutar pelo primeiro título em torneios do 'Grand Slam' na sua estreia no quadro principal em Flushing Meadows, impondo de entrada um 'break' a Serena Williams, de 37 anos.

A norte-americana, apesar de ter evitado cinco pontos de 'break' no sétimo jogo, tentou reagir, mas desperdiçou uma oportunidade para restabelecer a igualdade no oitavo jogo e cometeu uma dupla falta e sofreu um segundo 'break', permitindo a Andreescu fechar o 'set' inicial por 6-3.

Depois de cometer 14 erros não forçados face aos 16 'winners' no primeiro parcial, a hexacampeã e 10 vezes finalista do US Open voltou a não entrar bem na segunda partida e enfrentou três pontos de 'break' no seu jogo de serviço, antes de cometer nova dupla falta e ficar novamente em desvantagem (2-0).

Ao quarto 'break point', no terceiro jogo, Serena Williams conseguiu quebrar pela primeira vez a campeã de Indian Wells e Toronto (1-2), mas não foi capaz de evitar a recuperação de Bianca Andreescu no seu jogo de serviço (1-3). Após evitar um 'match point' no sétimo jogo, quando perdia por 1-5, empreendeu uma consistente e notável recuperação, para colocar a igualdade no marcador (5-5).

Na hora de todas as decisões, Serena Williams voltou, contudo, a enfrentar mais dois 'championship points' e, ao segundo, não resistiu, cedendo o triunfo no último 'major' da temporada, pelo segundo ano consecutivo, neste caso a Bianca Andreescu, a primeira canadiana a ganhar um torneio do 'Grand Slam'.

Graças ao triunfo, alicerçado em cinco 'ases', 19 'winners' e 17 erros não forçados, face aos nove 'ases', oito duplas faltas, 33 'winners' e outros tantos erros não forçados, a nova campeã do US Open e sucessora de Naomi Osaka embolsou um cheque no valor de 3,469 milhões de euros e vai ascender à quinta posição do 'ranking' WTA.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.