Mais de meio milhar de atletas são esperados na 9.ª edição da prova “Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela”, que vai decorrer de sexta-feira a domingo na zona de Seia, no distrito da Guarda.

Segundo a Câmara Municipal de Seia, presidida por Carlos Filipe Camelo, participam na prova de maratonismo atletas de “vários cantos do planeta”.

A 9.ª edição do Ultra Trail Serra da Estrela contará com a presença de mais de meio milhar de participantes, provenientes de nove países, “que vão percorrer os trilhos da mais imponente montanha portuguesa, a Serra da Estrela”, refere a fonte em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O evento desportivo conta com quatro provas, sendo que a prova de ultra endurance, com início e final em Seia, “é um verdadeiro teste à resistência física e psicológica dos atletas que se revelarem capazes de concluírem os 160 quilómetros, dentro de 34 horas, para partirem à conquista do título de ‘Viriatos’ da Serra da Estrela”.

“À prova rainha juntam-se mais três distâncias, uma com o circuito de 100 quilómetros (que também tem início e final em Seia), outra de 50 quilómetros (a começar na aldeia de Cabeça) e, para os mais modestos, uma de 20 quilómetros, (com início em Vila Verde), terminando ambas em Seia”, lê-se.

O “Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela” é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

De acordo com a organização, o evento conta com um programa de animação paralelo à competição, que é aberto à população e aos visitantes.

A autarquia refere que, na praça do município, haverá tasquinhas, música, dança e animação diária, com destaque para a iniciativa “DEUS T’AKUDA”, uma organização do Agrupamento de Escuteiros 116 e da Escola Profissional da Serra da Estrela, e para a 4.ª edição do evento “POPular - INATEL na Rua”.

“Mais do que caminhar por entre trilhos, em plena comunhão com a natureza, o ‘Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela’ também é um evento congregador, de amizade e confraternidade, acarinhado pela população, Juntas de Freguesia e um conjunto de coletividades do concelho, que durante os três dias de prova acompanham e auxiliam os atletas”, conclui a Câmara Municipal de Seia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.