O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, visita Cabo Verde na próxima segunda-feira, 11, no quadro de um périplo pelos países africanos, a fim de se inteirar do trabalho desenvolvido pelos comité olímpicos nacionais.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) considera que a visita de Thomas Bach a Cabo Verde “deve-se ao facto, do presidente ficar impressionado com a dinâmica” desta organização cabo-verdiana nos últimos anos, “mesmo com uma equipa tão pequena e, que tem aproveitado enormemente dos programas da Solidariedade Olímpica, para concretizar projectos de sucesso e de renome internacional”.

A visita de um dia será aproveitada ao máximo para contactos com agentes desportivos do país, nomeadamente o Comité Olímpico Cabo-verdiana, federações, atletas bolseiros da Solidariedade Olímpica.

Thomas Bach terá ainda encontros com as mais altas autoridades nacionais, designadamente o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, e ainda o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.

De acordo com a programação, Thomas Bach inicia a sua visita pela sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano, às 14:30, segue-se à Câmara Municipal da Praia, pelas 15:00, e ao primeiro-ministro e ministro do Desporto pelas 15:30.

Ainda no mesmo âmbito o presidente da maior organização desportiva mundial estará presente num grande evento “Desporto para a vida”, que terá lugar no Estádio da Várzea, pelas 16:15, com crianças das escolas da cidade da Praia, que irão praticar diversas modalidades desportivas, acompanhados por atletas olímpicos, professores de educação física e agentes comunitários.

Uma recepção pelo Presidente da República às 17:45 marca o encerramento desta visita.

Esta será a segunda vez que Cabo Verde recebe um presidente da maior organização desportiva do mundo, “facto que orgulha a toda a comunidade desportiva nacional e principalmente o Comité Olímpico Cabo-verdiano”.

A primeira visita de um presidente do Comité Olímpico Internacional a Cabo Verde, neste caso, Juan Antonio Samaranch, teve lugar em 1994, ainda quando o Comité Olímpico Cabo-verdiano era presidido por Antero Barros.

O Comité Olímpico Internacional é uma organização que congrega 206 países em todo o mundo e que tem como missão proteger e valorizar o Movimento Olímpico, além de organizar o maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos.

O Comité Olímpico “regozija-se enormemente com a visita do presidente Thomas Bach, confiante do trabalho que tem desenvolvido em prol do Movimento Olímpico, no País e em toda a África”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.