Portugal participa pela primeira vez nos campeonatos do mundo de esqui nórdico, que decorrem entre 20 de fevereiro e 03 de março em Seefeld, na Áustria, com os atletas André Gonçalves e Filipe Cabrita.

Os dois representantes lusos competem na disciplina de cross-country, primeiro na qualificação de 10 km clássico, às 14:00 de quarta-feira, e depois na qualificação de sprint (1.500 metros), às 12:00 de quinta-feira. A final desta prova realiza-se no mesmo dia.

O objetivo, frisa o diretor técnico nacional, Sérgio Figueiredo, é tentar a qualificação para as finais.

"Viemos tentar a qualificação. É a primeira participação de Portugal nestes Campeonatos do Mundo, queremos perceber a dinâmica, experienciar e vir no futuro com objetivos mais alargados", disse hoje Sérgio Figueiredo, à agência Lusa.

O diretor técnico já se encontra na Áustria, na companhia de André Gonçalves, 30 anos, português de origem cabo-verdiana, a residir na Noruega, e de Filipe Cabrita, 39 anos, oftalmologista de Faro, que quando estudou na República Checa começou a praticar a modalidade e tem regressado ao país da esposa para treinar.

Em Portugal a preparação de Filipe Cabrita tem sido feita "em modalidades próximas da sensação da neve", como o roller ski e patins em linha, explica Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP).

O dirigente federativo mostra-se satisfeito por o país estar mais uma vez presente numa grande competição internacional, espera que seja uma oportunidade de atrair mais praticantes e lembra que Portugal conta com três participações nos Jogos Olímpicos em esqui de fundo: Danny Silva em Turim2006 e Vancouver2010 e Kequyen Lam em PyeongChang2018, no cross-country (15 km), uma das vertentes do esqui nórdico.

As expectativas de Pedro Farromba para Seefeld passam por os atletas aprenderem para evoluírem.

"O nosso objetivo é ganhar cada vez uma maior aprendizagem, para ir desenvolvendo mais as modalidades", disse à Lusa o presidente da federação.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.