A derrota do Sporting no último jogo do play-off de futsal, no domingo, frente ao Benfica, confirmou uma época sem qualquer título de campeão nacional nas modalidades. O clube 'leonino' encerra a temporada sem vencer o título nacional de andebol, hóquei em patins, voleibol e futsal. Algo que não acontecia desde 2015.

Este não deixa de ser um dado curioso tendo em conta que o Sporting somou, este ano, dois títulos europeus nas modalidades: no futsal, ao bater por 2-1 o anfitrião Kairat Almaty, do Cazaquistão, uma conquista inédita; e no hóquei em patins, após o triunfo sobre o FC Porto (5-2) no Pavilhão João Rocha, algo que não acontecia há 52 anos. No futsal, os 'leões' ainda conquistaram a Taça de Portugal e a Supertaça.

Sporting conquista Liga dos Campeões de futsal
Sporting conquista Liga dos Campeões de futsal
Ver artigo

No ano passado, o Sporting foi absolutamente dominador nas principais modalidades, sagrando-se campeão em todas elas, à exceção do basquetebol, onde só vai começar a partida a partir da próxima época, após um interregno de 24 anos.

No andebol, acabou por ser o FC Porto a brilhar. A equipa 'azul e branca' terminou a fase final do campeonato com 64 pontos, mais quatro que os rivais Sporting (2.º) e Benfica (3.º), numa época histórica onde chegou também à 'final four' da EHF Cup. Acrescentou ainda a Taça de Portugal ao seu palmarés - Benfica venceu a Supertaça em 2018.

Apesar do título europeu perdido para o Sporting, os 'dragões' acabaram por conseguir o título nacional em hóquei em patins, terminando com um total de 67 pontos, seguidos da Oliveirense (64) e do Sporting (61). O Benfica terminou no quarto posto, com 53 pontos. Já a Oliveirense venceu a Taça de Portugal, enquanto o FC Porto arrebatou a Supertaça em 2018.

E por falar em Benfica, foram dois os títulos de campeão amealhados esta época nas principais modalidades. As 'águias' venceram no futsal (4-3), este domingo, na Luz pondo fim a um domínio de três anos do Sporting. Foi, de resto, um play-off discutido até ao último segundo: o Benfica impôs-se no segundo jogo, por 6-3, e no terceiro, por 4-3, enquanto os 'leões' venceram o primeiro desafio, por 5-4, e o quarto, por 5-3, ambos no prolongamento.

Veja as imagens do triunfo do Benfica no futsal

Benfica vence Sporting na 'negra' e sagra-se campeão de futsal
Benfica vence Sporting na 'negra' e sagra-se campeão de futsal
Ver artigo

As 'águias' também se sagraram campeãs no voleibol, ao baterem o Sporting no quarto jogo da final (3-1), disputado no Pavilhão João Rocha, reconquistando o título que os 'leões' tinham tirado ao clube da Luz na temporada passada. Depois de ter perdido o primeiro encontro da final (3-0), no Pavilhão João Rocha, o Benfica venceu os dois seguintes (3-0 e 3-2), no Pavilhão da Luz, e fechou as contas do título na casa do rival, conquistando o seu oitavo campeonato nacional e completando o 'triplete' esta temporada, depois de já ter vencido a Taça de Portugal e a Supertaça.

De referir que, no ano passado, tanto o Benfica como o FC Porto ficaram a zeros nas principais modalidades, dado o domínio quase absoluto do Sporting - a Oliveirense foi a campeã no basquetebol.

Nos últimos dez anos, o Benfica, que é o único clube que tem todas as referidas cinco modalidades, teve o seu melhor registo em 2014/15, ano em que se sagrou campeão em quatro modalidades - só fugiu mesmo o andebol, para o FC Porto. Os piores registos aconteceram em 2010/11 e 2017/18, onde não somou qualquer título.

Infografia SAPO Desporto - Modalidades de 2009 a 2019

O basquetebol foi a única modalidade que não teve nenhum dos três 'grandes' a levantar o troféu de campeão. Acabou por ser a Oliveirense a festejar, pela segunda vez consecutiva, após vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final.

O conjunto de Oliveira de Azeméis, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou o segundo título da sua história, em seis finais disputadas, ao triunfar na eliminatória final, por 3-1.

O Benfica, que tinha falhado a final na última temporada, após nove presenças consecutivas, mantém-se como clube mais vitorioso, com 27 títulos, mais 15 do que o FC Porto.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.