O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, relevou hoje a importância do xadrez como “ferramenta” para o sucesso escolar, considerando tratar-se de uma modalidade “importante para a socialização dos mais novos”.

O governante foi um dos convidados presentes na inauguração da nova sede da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), em Lisboa, onde também marcaram presença o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, e o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco.

“O xadrez é uma modalidade importante para a socialização dos mais novos. Temos de trazer para o cerne da escola atividades como esta. Muitas das escolas já o fazem. Fica aqui o desafio. A escola está cada vez mais aberta a esta flexibilidade”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação regozijou-se pelo facto de as entidades ligadas ao desporto escolar, incluindo o Estado, estarem a “criar mais e melhores pensadores e decisores para o futuro”.

“O xadrez nunca passará de moda. Este jogo é muito mais do que um jogo de tabuleiro ou de fim de semana. É um desporto de alta competição, mas também poderá ser um suplemento positivo para que muitos dos nossos jovens alcancem o tão esperado sucesso escolar”, salientou.

Já o presidente da FPX, Dominic Cross, congratulou-se pelas novas instalações da entidade, que hoje comemora 92 anos, e destacou o crescimento da modalidade, alinhando pelo diapasão do ministro da Educação.

“É uma ferramenta importante na evolução da capacidade crítica e de tomada de decisões das pessoas. Temos visto, em vários países, que o xadrez é uma ferramenta pedagógica. Não é apenas uma modalidade desportiva e isso também nos orgulha”, transmitiu.

Entre os dias 02 e 10 de fevereiro, a Federação Portuguesa de Xadrez organiza o Open de Portugal, que terá lugar no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, e que conta com mais de 200 jogadores inscritos, provenientes de vários países.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.