O FC Porto, líder do campeonato nacional de hóquei em patins, recebe esta quarta-feira o Benfica, atual quarto classificado na prova, em jogo a contar para a 17ª jornada que pode ser decisivo para as contas do título.

Os 'dragões' recebem o Benfica com oito pontos de vantagem e podem, em caso de vitória, afastar irremediavelmente os 'encarnados' da luta pelo título. A equipa de Alejandro Rodríguez empatou na última jornada no Pavilhão da Luz com a Oliveirense o que permitiu ao FC Porto ascender à liderança da prova.

Do lado do FC Porto, o técnico Cabestany está de regresso após cumprir uma suspensão de 10 dias. A possibilidade de consolidar a liderança frente a um 'rival' direto é uma motivação extra para os 'dragões', uma vez que podem afastar irremediavelmente os 'encarnados' da luta pelo título, e por outro, retribuir a derrota na Luz, por 4-3, no jogo da 4ª jornada do campeonato.

Já o Benfica apresenta-se no Dragão Caixa em quarto lugar do campeonato nacional e a oito pontos da liderança da liderança ocupada pelo FC Porto. Os 'encarnados' precisam de vencer esta noite para continuarem na luta pelo título apesar de ainda terem pela frente na classificação a Oliveirense, em segundo lugar, e o Sporting, no terceiro lugar.

A formação da Luz já não depende de si para chegar ao título, mas precisa de somar pontos para alcançar o objetivo de terminar, pelo menos, entre os primeiros classificados do campeonato e garantir assim uma presença na próxima edição da Liga Europeia.

Na antevisão do jogo entre FC Porto e Benfica, Alejandro Dominguéz mostrou-se entusiasmado com o duelo com os 'dragões' apesar da distância pontual para os rivais.

"É uma partida muito interessante. É dos jogos que dá gosto jogar", afirmou o técnico argentino do Benfica.

Na antevisão do 'clássico' Valter Neves reforçou a ambição dos 'encarnados' em somar um triunfo na casa do 'rival'.

"Nos jogos entre equipas de valor elevado, qualquer resultado é possível. São jogos definidos ao detalhe, muito equilibrados. Agora, não olhamos para a tabela classificativa. A ambição desde grupo será sempre elevada. Pensamos jogo a jogo e este é aquele que temos de vencer", afirmou o capitão do Benfica.

Já o guarda-redes Nélson Filipe também fez a antevisão do jogo no Dragão Caixa onde assumiu a importância de somar os três pontos para continuar na liderança da prova.

"Um FC Porto-Benfica é sempre um jogo difícil e de emoções, mas significa três pontos e como conseguimos chegar à liderança queremos continuar lá. Para tal, precisamos de fazer um jogo muito bom e muito intenso, para vencermos uma equipa de muita qualidade", disse o experiente guardião do FC Porto que está em dúvida para o jogo.

Nos outros jogos da 17ª jornada a envolver candidatos ao título, a Oliveirense recebe o SC Tomar às 21h00 enquanto que o Sporting recebe o Valongo às 21h30. A formação de Oliveira de Azeméis está a um ponto da liderança e pode regressar à liderança da prova em caso de empate ou derrota do FC Porto, assim como o Sporting, que hoje joga com o Valongo e pode encurtar a distância com o resultado do clássico.

Até ao final da prova, o FC Porto recebe ainda a Oliveirense à 19ª jornada e o Sporting na 20ª jornada. Em caso de vitória do Benfica sobre o FC Porto, os 'encarnados' ficam a cinco pontos da liderança tendo um calendário teoricamente mais acessível, uma vez que a equipa da Luz já defrontou os primeiros três classificados.

Calendário do FC Porto

18ª jornada: SC Tomar - FC Porto
19ª jornada: FC Porto - Oliveirense
20ª jornada: FC Porto - Sporting
21ª jornada: HC Braga - FC Porto
22ª jornada: FC Porto - Marinhense
23ª jornada: OC Barcelos - FC Porto
24ª jornada: FC Porto - Riba D'Ave HC
25ª jornada: AD Valongo - FC Porto
26ª jornada: FC Porto - HC Turquel

Calendário do Benfica

18ª jornada: Benfica - HC Braga
19ª jornada: SC Marinhense - Benfica
20ª jornada: Benfica - OC Barcelos
21ª jornada: Riba D'Ave - Benfica
22ª jornada: Benfica - Valongo
23ª jornada: Turquel - Benfica
24ª jornada: Benfica - Oeiras
25ª jornada: Juventude - Benfica
26ª jornada: Benfica - Paços de Arcos

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.