O ano de 2016 fica marcado pela eleição do novo presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Hirondino Garcia, bem como pelo domínio absoluto do 1º de Agosto nas principais competições.

O presidente eleito teve a concorrência de Dionísio Viegas, líder da lista A, tendo vencido por 16-4. O derrotado contestou os resultados através de uma carta ao Ministério da Juventude e Desportos (MJD), na qual solicita a "impugnação" de todo o processo, por supostas irregularidades.

A FAP foi liderada por Carlos Alberto Jaime nos últimos 12 anos, que teve por principal feito a realização do 21º Campeonato do Mundo, o primeiro no continente africano, em setembro de 2013, nas províncias de Luanda e Namibe, em pavilhões construídos de raiz para o evento.

A Associação Provincial de Patinagem de Luanda (APPL), que congrega o maior número de clubes, conta com o novo presidente. Manuel Michel foi eleito no cargo em lista única e rende Inácio Olim, que esteve na direção durante quatro anos.

No que toca às competições internas, o 1º de Agosto foi o grande vencedor, ao revalidar os títulos de campeão nacional e provincial de Luanda.

Os "militares" levaram igualmente para a sua galeria a taça de vencedor da 15ª Edição do Torneio Internacional José Eduardo dos Santos, que este ano contou apenas com equipas africanas. O Misto da África do Sul e o Ferroviário de Maputo deram cariz internacional à competição.

Por Angola, estiveram equipas de Benguela, Namibe e a Académica de Luanda.

Noutra vertente, a Académica de Luanda conquistou a Taça de Angola e a Supertaça João Garcia, enquanto o torneio de abertura ficou com o Petro de Luanda.

O ano 2016 fica ainda marcado pela morte da lenda da modalidade, o treinador Bastos de Abreu, aos 96 anos de idade.

Iniciado na modalidade em 1930, em Lisboa (Portugal), João de Abreu abraçou a carreira de treinador em 1975, após a independência de Angola, tendo passado por vários clubes angolanos, dos quais o CDUAN, o FC de Luanda, o GD da Banca e Dínamos.

Foi um dos primeiros selecionadores nacionais de 1982 a 1985 e deu importante contributo para o desenvolvimento da modalidade no país.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.