Os norte-americanos Scott Piercy, Russell Henley e Dustin Johnson, número um mundial, e o inglês Ian Poulter lideram o US Open de golfe após a primeira volta, marcada pelo forte vento que 'abanou' alguns favoritos na quinta-feira.

Com 69 pancadas, os quatro líderes foram os únicos entre os 156 inscritos neste torneio do Grand Slam a conseguir jogar abaixo do par (70) do campo de Shinnecock Hills, situado em Long Island, junto a Nova Iorque, num dia repleto de 'bogeys'.

Enquanto o norte-americano Jason Duffner 'igualou' o campo, para se situar no quinto lugar, todos os outros completaram a ronda inaugural com mais de 70 golpes, entre os quais dois históricos da 'casa': Tiger Woods, vencedor de três edições do US Open, e Phil Mickelson, seis vezes segundo no único ‘major’ que nunca ganhou.

Tiger Woods iniciou a volta com sete pancadas no primeiro buraco (par 4) e fechou o dia com 78, registo que até nem corresponde ao seu pior arranque, uma vez que marcou 80 em Chambers Bay há três anos, na sua última presença no US Open, antes de as recorrentes lesões nas costas terem afastado da competição o antigo número um mundial.

Mickelson fechou a jornada com sete pancadas acima do par, e as condições extremas de vento também dificultaram o dia a outros jogadores de topo, como o norte-americano Jordan Spieth (+8), vencedor em 2015, o australiano Jason Day (+9) ou o norte-irlandês Rory McIlroy (+10), campeão em 2012.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.