A selecção cabo-verdiana de futebol de praia perdeu esta tarde com o Senegal por 6-1, no “Beach Soccer” Santa Maria e falhou o acesso à final dos I Jogos Africanos de Praia.

Nesta que foi a segunda partida das meias-finais, os senegaleses, líderes do “ranking” africano nesta modalidade, entraram forte, tendo chegado o primeiro período) 12 minutos) a vencer por 3-0.

Cabo Verde reagiu no segundo tempo (1-1), marcou o seu tento de honra, mas no terceiro e último período, o combinado do Senegal marcou mais dois golos, fixando o resultado final em 6-1.

Com esta derrota, a turma cabo-verdiana voltará a subir ao areal de Santa Maria, no domingo, para disputar o terceiro lugar e a consequente medalha de bronze com o seu similar da Nigéria.

O seleccionador cabo-verdiano, Pú Brito, reconheceu o poderio do Senegal, “equipa que faz muitos jogos durante o ano e que lidera o ranking africano”, mas prometeu recuperar a equipa para alcançar a medalha de bronze, agora que ficou inviabilizada a luta pelo ouro.

Já o seleccionador do Senegal disse que Cabo Verde fez um “bom jogo”, que teve boas changes, alegando ter ficado surpreendido com a evolução dos jogadores cabo-verdianos, mas que Senegal cumpriu a missão de continuar, focalizado no ouro.

Na primeira meia-final, a Nigéria foi derrotada por Marrocos por 5-2. Com esta conjugação de resultados, Cabo Verde e Nigéria disputam na manhã de domingo a medalha de bronze, em jogo que antecede a disputa da medalha de ouro que coloca frente-a-frente as selecções nacionais do Senegal e da Argélia.

Já as selecções de Djibuti e Guiné Equatorial vão disputar o sétimo lugar, enquanto Argélia e Quénia defrontam-se para a atribuição do quarto lugar.

Cabo Verde já soma nove medalhas, das quais duas de ouro (futebol freestyle rotinas e futebol feminino) duas de prata (andebol feminino e futebol freestyle batalha) e cinco de bronze (karaté feminino e por equipas, ténis pares femininos e pares misto e kiteboarding.

A I edição dos Jogos Africanos de Praia, que decorre em Santa Maria, na ilha do Sal, completa hoje o penúltimo e nono dia de competições.

A prova é realizada sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contempla 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.