O ciclista português Edgar Pinto (W52-FC Porto) terminou hoje a 55.ª edição da Volta à Turquia no quinto lugar da classificação geral, na estreia da equipa ‘azul e branca’ em provas WorldTour, vencida pelo austríaco Felix Grossschartner (BORA-hansgrohe).

Numa última etapa disputada ao ‘sprint’, após 172,4 quilómetros entre Sakarya e Istambul, o austríaco Caleb Ewan (Lotto Soudal) conseguiu a segunda vitória na prova, depois de já ter triunfado na quarta tirada, ao cumprir a distância em 4:10.41 horas.

Em segundo lugar ficou o holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step), vencedor da terceira etapa, seguido do irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), que ganhou as duas primeiras tiradas e vestiu a camisola amarela até ao quinto dia.

Grossschartner fechou o último dia no oitavo lugar, com o mesmo tempo do vencedor, e confirmou a vitória final, no maior triunfo da carreira, aos 25 anos, à frente do italiano Valerio Conti (UAE Emirates), segundo colocado, a 19 segundos, e do eritreu Merhawi Kudus (Astana), terceiro, a 25.

Na estreia da W52-FC Porto no calendário WorldTour, no primeiro ano dos ‘dragões’ no escalão Pro Continental, Edgar Pinto conseguiu o quinto posto, um dos melhores resultados da carreira.

O ciclista, de 33 anos, já tinha vencido, em 2018, a Volta Ciclista à Comunidade de Madrid, além de uma etapa da Volta a Portugal de 2014, entre outros êxitos, sendo que este constitui o resultado de maior peso no 'ranking' internacional, pelo estatuto da prova turca.

Na classificação por equipas, os portistas ocuparam igual quinto lugar, tendo ainda colocado o espanhol Raúl Alarcón no 17.º posto da geral final. Ricardo Mestre foi 27.º e Rafael Reis acabou no 31.º posto.

Mais abaixo, Samuel Caldeira terminou no 48.º lugar, enquanto José Ferreira foi 68.º e o espanhol Gustavo Veloso subiu, no último dia, ao 93.º posto final. Nuno Bico (Burgos-BH) foi 56.º posicionado.

A próxima corrida dos ‘azuis e brancos’ realiza-se em Espanha, na Volta a Castela e Leão, que arranca em 25 de abril, antes do regresso a Portugal, para a Clássica Aldeias do Xisto, em 01 de maio.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.