O município da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, vai receber o Campeonato da Europa de Downhill, de 02 a 05 de maio, foi hoje anunciado.

Duzentos atletas de 15 países europeus participam na prova, que, segundo Rui Simão, presidente da rede das Aldeias de Xisto, vai decorrer "num dos trilhos mais espetaculares que o país tem para oferecer".

"São pouco mais de dois quilómetros, com um desnível médio superior a 20%, que vai dos cerca de 900 metros até pouco menos de 400 metros de altitude, em ritmo de grande exigência", salientou.

Segundo Rui Simão, o Campeonato da Europa de Downhill vai levar "novamente os melhores atletas da modalidade ao território, que pela orografia, condições, equipamentos e infraestruturas disponíveis é um dos mais competitivos que a Europa dispõe, particularmente nesta altura do ano".

"Além das condições orográficas, temos um clima excecional e uma cultura associada às diferentes vertentes da modalidade também muito relevante, desde oficinas, passeios em programas especializados, ‘transfers’, hotelaria especializada para a área do ciclismo, com unidades de alojamento devidamente certificadas para lidar com este público", acrescentou.

A prova enquadra-se no projeto Cyclin' Portugal, que reconhece as Aldeias do Xisto como o primeiro destino de excelência do país para a prática de ciclismo, cruzando infraestruturas de qualidade, eventos de cariz competitivo e de lazer, e programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a este público.

Em 2018, Francisco Pardal sagrou-se campeão europeu de elite e Tiago Ladeira arrebatou a medalha de ouro em juniores. Nas categorias de veteranos, Portugal arrecadou um total de sete medalhas.

O Campeonato da Europa de Downhill resulta de uma parceria entre a rede das Aldeias do xisto, que acolhe a competição pelo segundo ano consecutivo (em 2018 foi na Lousã), Federação Portuguesa de Ciclismo e Turismo Centro de Portugal.

No dia 01 de maio, na véspera da prova europeia, realiza-se a Clássica Aldeias do Xisto, uma prova de ciclismo de estrada que conta para a Taça de Portugal e que tem início na Sertã e final em Gondramaz (Miranda do Corvo), já em plena Serra da Lousã.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.