Três ex-futebolistas que representaram Portugal no Mundial de 1966 estão convidados para participar na 10ª edição da Corrida da Liberdade, em 13 de janeiro e que recorda os 160 anos da elevação da Praia a categoria de cidade.

Em comunicado divulgado hoje, a Câmara Municipal da Praia informou que o evento vai ser ter as presenças dos antigos jogadores José Augusto, António Simões e Hilário da Conceição, da célebre seleção portuguesa, conhecida como ‘Os Magriços’, que conquistou a medalha de bronze no Mundial de 1966.

A prova contará também com a presença de Miguel Monteiro, antigo jogador do Benfica e da seleção portuguesa.

Instituída em 2009, a prova já trouxe à capital cabo-verdiana muitas figuras do mundo desportivo português, como o já falecido Eusébio, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o ex-futebolista angolano Pedro Mantorras, o judoca Nuno Delgado, as atletas Fernanda Ribeiro e Rosa Mota.

A Corrida da Liberdade assinala o 13 de janeiro, feriado nacional, dada em que, pela primeira vez, em 1991, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 16 anos em regime de partido único.

Este ano, a prova homenageia os 160 anos da elevação da Praia a categoria de cidade, que aconteceu em 1758.

Outra novidade deste ano será a meia-maratona de 21 quilómetros, masculina e feminina, que irá ter participação dos melhores atletas cabo-verdianos residentes e provenientes da diáspora.

A Câmara Municipal da Praia, organizadora do evento, espera a presença cerca de 10 mil participantes em todas as provas, mais de metade do que as edições anteriores.

A prova tem a partida no Plateau, centro histórico da cidade da Praia, e meta no largo do Estádio da Várzea.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.