O presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) disse, este sábado, que o atletismo nacional está a dar “um passo atrás em termos orçamentais”, pelo que alertou a Direcção-geral dos Desporto a “rever o sistema de financiamento” das federações.

Alfredo Lima fez estas considerações à Inforpress durante o campeonato nacional de pista em sub-18 e sub-20 que decorrem no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, onde manifestou a sua preocupação pela proposta do contrato-programa e que o Ministério do Desporto propõe 1500 contos para os campeonatos sub-20 e seniores por regiões desportivas e de clubes.

“É muito irrisório. Para ter uma ideia, gastamos cerca de 1600 contos só em passagens neste campeonato de sub-20”, revelou Lima, que preveniu as entidades desportivas para esta mediada que “põe em causa as provas nacional e a própria modalidade”.

Outra apreensão expressa por este dirigente foi a forma como os atletas das ilhas do Fogo e Brava ficaram de fora da prova, por falta de lugares nas ligações aérea/marítimas para a capital.

Lamentou que, não obstante todo o trabalho feito pelas suas delegações em todas as ilhas, “por causa dos transportes” não havia lugares para os atletas destas ilhas viajarem para a Cidade da Praia, quando se sabe que o “ferryboat esteve parado durante quatro dias”.

Disse esperar que “haja uma solução para os transportes inter-ilhas”, pelo que não se contenta pela forma como atletas ficaram retidos nas ilhas, por falta de oportunidade para competirem de igual para igual com os seus colegas de outros pontos do país.

O líder federativo disse que este campeonato nacional, prova que envolve mais de 70 atleta, está a ser realizado no âmbito de um projecto da Solidariedade Olímpica, forma encontrada para ultrapassar a falta da assinatura do contrato-programa com a Direcção-geral dos Desportos.

Quanto ao desenrolar da competição, enalteceu as condições logísticas encontradas no Estádio Nacional, onde todas as comitivas estão alojadas.

O nacional de pista em sub-18 e sub-20 está a ser disputado nas disciplinas dos 100 metros, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros, tanto em masculino como em feminino, salto em comprimento e lançamento de peso (masculino e feminino) e estafeta olímpica.

Esta terceira edição do campeonato nacional de pista em sub-18 e sub-20 irá seleccionar os atletas para a selecção cabo-verdiana que irá representar o país nos Jogos das Ilhas, previsto para meados de Maio, na ilha de Córsega (Itália).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.