Giovanni Zandonaid e Carlos Morais, atletas que tem sido referência do atletismo na Boa Vista, integram a seleção cabo-verdiana da modalidade e querem representar bem o atletismo do país nos Jogos das Ilhas, em Bastia, França.

A Inforpress esteve em conversa com os dois atletas que se encontram na cidade da Praia em treinos que acontecem duas vezes ao dia, para prepararem-se para as provas nos 100 e 200 metros masculino e feminino juvenil, nos Jogos das Ilhas, a decorrer de 21 a 26 deste mês, na cidade de Bastia, ilha de Córsega, em França.

Esta será a primeira internacionalização de Geovani Morais, que se estreia também na selecção nacional de atletismo, enquanto para Zandu será a sua terceira internacionalização.

“Vou para conseguir um ótimo resultado porque tenho vindo a batalhar e a treinar para isso. Os treinos têm corrido bem, sendo que em Boa Vista treino no piso duro, e aqui em Santiago faço-os na pista de tartan”, contou Geovanni, salientando que os exercícios na pista de tartan vão ajudar e facilitar a sua preparação para as competições no exterior.

Geovanni Morais, que é campeã regional de 2019 dos 100 e 200 metros, espera “prestar boa prova e representar bem estas ilhas no atletismo”.

No Campeonato Nacional de Atletismo deste ano Geovanni Morais arrecadou três medalhas, das quais uma de prata e outra de bronze, nos 100 metros, juvenil e júnior, respectivamente, e ainda uma de bronze nos 200 metros, juvenil. A jovem de 16 anos tem ainda a medalha de bronze do campeonato nacional de atletismo sénior de 2018.

Zandu Morais disse à Inforpress que “os treinos estão a correr bem e que a sua espectativa é ganhar as competições.

A primeira internacionalização de Carlos “Zandu” foi em Julho de 2018 nos Jogos da CPLP onde conquistou duas medalhas de ouro nas provas de estafeta 100 metros masculino e nos 200 metros, bem como medalha de prata nos 100 metros.

A sua segunda ida ao estrangeiro aconteceu em Abril deste ano para participar nos Jogos Africanos de Atletismo em Abidjan, na Costa do Marfim.

No último Campeonato Nacional de Atletismo, “Zandu” sangrou-se tricampeão de Cabo Verde nos 100 metros júnior (sub20) e 200m juvenil (sub-18), arrecadou ainda uma medalha de ouro nos 200 metros júnior e uma de prata nos 200 metros.

A selecção cabo-verdiana a 23ª edição dos Jogos das Ilhas, “Bastia 2019”, ultima os preparativos na Cidade da Praia, devendo seguir viagem para França, na segunda-feira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.