O ministro da Educação e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues anunciou, esta sexta-feira a realização, em maio, em Viana do Castelo e Caminha do primeiro Encontro Nacional de Atividades Náuticas do Desporto Escolar.

"Viana do Castelo e Caminha serão palco de um evento inédito no mundo do desporto escolar que juntará centenas de alunos de todo o país", afirmou o governante, que discursava durante a terceira edição da Gala do Desporto, promovida pela Câmara de Viana do Castelo.

Tiago Brandão Rodrigues adiantou que aquele encontro nacional abrangerá as modalidades vela, canoagem surf, remo e experimentação.

"Este evento juntará centenas e centenas de alunos de todo o país e não acontece em Viana do Castelo e Caminha por coincidência. Aqui no Alto Minho temos provas dadas de um trabalho nas modalidades náuticas que é reconhecido em todo o país. Quero mostrar que vale a pena o trabalho que estão a fazer", referiu Tiago Brandão Rodrigues.

O governante explicou que nas provas de vela será feito o apuramento para o campeonato nacional escolar, com a participação de 90 alunos das classes Optimist e Laser-bahia.

Nas provas locais e regionais de canoagem será feito o apuramento para o campeonato nacional escolar, com a participação de 162 alunos.

Já nas provas de surf, que contarão com 101 alunos, será feito o apuramento para o campeonato nacional escolar e, no remo, os alunos serão selecionados pelas coordenações regionais, estando prevista a participação de 60 alunos.

O encontro terá uma componente de competição e de experimentação de novas modalidades náuticas e de aperfeiçoamento técnico.

Na III Gala do Desporto de Viana do Castelo foram  homenageados perto de 162 atletas, entre eles, um campeão do mundo, cinco europeus, 101 nacionais, de 17 clubes de Viana do Castelo, 12 universitários e 36 do desporto escolar, esta última categoria distinguida pela primeira vez.

Os atletas homenageados integram 17 modalidades, como atletismo, canoagem, remo, surf, judo, artes marciais, ciclismo, futebol, futsal, hóquei em patins, snooker, jet-ski, voleibol e basquetebol, entre outras.

Na gala foram atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções, ao Atleta do Ano - Feminino, Atleta do Ano - Masculino, Atleta Revelação Feminino, Atleta Revelação Masculino, Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Equipa do Ano e Associação Desportiva ou Clube do Ano, sendo que a Câmara Municipal atribuirá mais dois prémios.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.