A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) realiza sexta-feira, 13, uma campanha de sensibilização na Escola Secundária Luciano Garcia, em São Lourenço dos Órgãos, visando fomentar a luta contra a dopagem e promoção do ‘Jogo Limpo’.

Em declarações a Inforpress, o presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, afirmou que a campanha, surge no âmbito de uma política de aproximação com a comunidade educativa, com o intuito de lutar contra o ‘doping’, através da prevenção, utilizando a educação baseada em valores.

Explicou que o “Programa de educação e informação contra a dopagem no desporto” é dedicado às escolas secundárias, entretanto, extensivo a todas as faixas etárias.

Emanuel Passos acrescentou que para este ano o programa da ONAD-CV é voltado para os estudantes do 10º, 11º e 12º ano de escolaridade, como seu público-alvo, mas reconhece dificuldades em abranger todas as escolas, dado que o ano lectivo já vai a meio do ano.

O programa, explicou,  foi elaborado especificamente para quatro escolas, nomeadamente a escola de Regina Silva (Praia), Amílcar Cabral (Assomada), Luciano Garcia (Órgãos) e Jorge Barbosa (São Vicente).

“O nosso objectivo é criar turmas e/ou equipas satélites e turmas de ‘Jogo   Limpo’ dentro de cada escola secundária, que vem a ser nossos pontos focais, nossa antena junto da comunidade”, realçou o presidente da ONAD-CV.

Espera que o programa venha  a ter um “forte engajamento” por parte do Ministério da Educação, de forma a poderem combater o flagelo junto com a população

“O problema da dopagem ultrapassa a esfera desportiva, muitas vezes é uma questão saúde pública”, frisou Emanuel Passos.

Declarou que jogar limpo é uma necessidade e que é a única forma de estar no desporto, garantindo assim um desporto “mais limpo e mais saudável”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.