O Caldas, do Campeonato de Portugal, pode tornar-se a sétima equipa de escalão inferior a disputar a final da Taça de Portugal de futebol, um feito apenas repetido pelo Vitória de Setúbal.

Caso supere o Desportivo das Aves, o emblema das Caldas da Rainha iguala o Leixões, até agora o único do terceiro escalão a chegar ao embate decisivo, e retoma a festa da chegada dos ‘pequenos’ à final, cuja última presença remonta a 2009/10, com o Desportivo de Chaves.

A formação de Trás-os-Montes, na altura comandada por Tulipa, perdeu a sua primeira final frente ao FC Porto, de Jesualdo Ferreira, depois de uma época desastrosa na Liga de Honra, que culminou com a sua despromoção aos escalões não profissionais.

Em 12 de maio de 2002, o então campeão nacional Sporting, de László Bölöni, defrontou o Leixões (II Divisão B) no Estádio Nacional, em Oeiras, e venceu por 1-0, com um golo do incontornável brasileiro Mário Jardel.

A equipa de Matosinhos, comandada na época por Carlos Carvalhal, sucedeu neste registo ao Farense (II Divisão), de Paco Fortes, que foi batido pelo então primodivisionário Estrela da Amadora. Os ‘tricolores’, orientados por João Alves, só venceram os algarvios na finalíssima, por 2-0, depois do empate 1-1 na final.

Antes, destaque para as presenças do Vitória de Setúbal (II Divisão) nas finais de 1942/43 e 1961/62, perdidas ambas frente ao Benfica, por 5-1 e 3-0, respetivamente - o segundo embate ocorreu meses antes de os 'encarnados' se sagrarem bicampeões europeus.

Em 1943/44, o Benfica ‘agigantou-se’ frente ao Estoril (II Divisão), ao golear por 8-0, com cinco golos de Rogério, naquele que é ainda o mais desnivelado resultado numa final e na qual os 'canarinhos' ficaram reduzidos a nove no início da segunda parte, devido à lesão de dois jogadores, numa altura em que as regras não contemplavam substituições.

Caldas, do Campeonato de Portugal, e Desportivo das Aves, da I Liga, começam a disputar a presença na final da Taça de Portugal na quarta-feira, a partir das 20:15, na Vila das Aves, na primeira mão das 'meias'. A outra meia-final opõe o Sporting e o FC Porto, que venceu o primeiro jogo, em casa, por 1-0.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.