Intocável ao longo da temporada, a Juventus poderá conquistar o oitavo título consecutivo neste fim de semana na 31ª jornada da competição se vencer o Milan (4º) no sábado e o Nápoles (2º) perder no domingo em casa para o Génova (12º).

Ainda sem o lesionado Cristiano Ronaldo, a 'Juve' prepara-se para bater um novo recorde: nenhuma equipa italiana garantiu o título italiano com tantas jornadas de antecedência. O recorde atual é compartilhado pelo Torino de 1947-48, Fiorentina de 1955-56 e Inter de Milão de 2006-07, que ergueram o troféu nacional a cinco rondas do fim da temporada.

A possibilidade de um novo 'Scudetto' da 'Vecchia Signora' a sete jornadas do fim da Serie A começou a desenhar-se no início da semana, quando a Juve venceu o Cagliari e o Nápoles perdeu para o Empoli, o que abriu uma diferença de 18 pontos entre primeiro e segundo classificados.

Se esta diferença chegar a 21 pontos neste fim de semana, a Juventus será campeã.

Mas as horas que precedem o duelo contra o AC Milan foram marcadas por incidentes racistas na Sardenha na terça-feira, quando Blaise Matuidi e Alex Sandro foram insultados com gritos de macaco.

A intensidade dos insultos subiu após o segundo golo da Juve na partida marcado por Kean, de 19 anos, que parou diante da claque do Cagliari e encarou os adeptos . O comportamento do atacante fez o companheiro de equipa Leonardo Bonucci dizer que "a culpa" estava "dividida 50%" entre os adeptos e o jogador.

As declarações do veterano defesa encadearam uma polémica mundial e obrigaram Bonucci a condenar "todas as forma de racismo", após ser acusado de colocar a culpa na vítima.

No campo desportivo, o Milan, atual 4º classificado da Serie A, última posição que vale uma vaga na próxima Champions, não vive bom momento tendo somado apenas um ponto nas últimas três jornadas e sofreu com lesões de jogadores importantes, como do guarda-redes Gianluigi Donnarumma e do médio brasileiro Lucas Paquetá.

O Nápoles procura a vitória no domingo contra o Génova para adiar pelo menos por uma semana o título da Juve, mas já parece mais preocupado com o confronto da próxima quinta-feira com o Arsenal, a contar para os quartos de final da Liga Europa.

Terceiro classificado a sete pontos do Nápoles, o Inter recebe a Atalanta (5ª), sensação da temporada na Itália e que vive grande fase.

A Atalanta está a apenas um ponto de distância do AC Milan e tem totais condições de lutar por uma vaga na próxima Champions.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.