Dyego Sousa, do SC Braga, Diogo Jota do Wolverhampton e João Félix, do Benfica, são as grandes novidades nos convocados de Portugal para os jogos com a Sérvia e Ucrânia, de qualificação para o Euro2020. Para os três jogadores, é uma estreia absoluta, principalmente para o brasileiro Dyego Sousa, ele se naturalizou português.

"Todos os que reúnem condições para representar a seleção portuguesa, podem ser convocados. [Dyego Sousa] preenche todos os requisitos naturais para isso. Qualidade não é só o fator decisivo da convocatória, se não trazia 40 ou 50. Prioridade é encaixar as peças no puzzle para cada jornada e esta competição arranca agora e só acaba em 2020. Na realidade, encaramos com a mesma seriedade de sempre. Se possível revalidar o título e, por isso, temos de nos preparar com todas as armas", justificou Fernando Santos.

O jovem João Félix, a fazer uma grande época no Benfica, é a outra novidade.

"É mais um para somar aos que cá estão. Preparamos a escolha dos 23 jogadores durante uma semana. Maior parte dos casos estavam resolvidos mais cedo, mas numa fase final as dúvidas aparecem. É um jogador igual aos outros", sublinhou Santos sobre a chamada de João Félix.

Fernando Santos falou ainda do regresso de Cristiano Ronaldo, jogador que pediu para não disputar os jogos de apuramento para a final-four da Liga das Nações. O selecionador negou que haja problemas com essa chamada do capitão.

"Está tudo esclarecido. Não há mais nada a falar. Portugal não é só um candidato, temos mais responsabilidade do que isso. Vamos entrar no Campeonato da Europa como qualidade de campeões. Era expectável. É só o melhor jogador do mundo que vai regressar à sua equipa. Nenhuma equipa vai ser mais forte sem Cristiano Ronaldo", atirou.

Em relação à última convocatória, regressam também José Sá (Olympiacos), Nelson Semedo (FC Barcelona) e João Moutinho (Woverhampton), saindo Cláudio Ramos (Tondela), Cédric Soares (Southampton), Luís Neto (Zenit), André Gomes (Everton), Renato Sanches (Bayern Munique), Bruma (Leipzig) e Éder (Lokomotiv Moscovo)

Portugal inicia a sua participação no Grupo B da fase de qualificação para o Euro2020 frente à Ucrânia, em 22 de março, e com a Sérvia, em 25, ambos no Estádio da Luz, em Lisboa.

Convocados de Portugal:

Lista de 25 convocados:

- Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), José Sá (Olympiacos, Gre) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

- Defesas: João Cancelo (Juventus, Ita), José Fonte (Lille, Fra), Pepe (FC Porto), Mário Rui (Nápoles, Ita), Nelson Semedo (FC Barcelona, Esp), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale) e Rúben Dias (Benfica).

- Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Wolverhampton, Ing), João Mário (Inter Milão, Ita), Pizzi (Benfica), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing) e William Carvalho (Betis, Esp).

- Avançados: André Silva (Sevilha, Esp), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Gonçalo Guedes (Valência, Esp), Rafa Silva (Benfica), João Félix (Benfica), Dyego Sousa (Sporting de Braga), Diogo Jota (Wolverhampton, Ing) e Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.