O jovem médio do 1.º de Agosto Zito Luvumbo constitui a principal novidade nos convocados da seleção nacional de futebol, tendo em vista o duplo compromisso com a congénere da Gâmbia, a contar para as preliminares de acesso à fase de grupos qualificativo ao Mundial de 2022, no Qatar.

De 17 anos, o futebolista tem sido preponderante na manobra ofensiva da formação do Rio Seco, desde que foi lançado no final da época transacta, quer com os seus dribles quer marcando golos.

Zito Luvumbo foi o autor do primeiro dos dois golos (26') com que os militares derrotaram o Desportivo da Huíla, estando também no lance da grande penalidade concretizada por Lionel Yombi (36'), na primeira jornada do Girabola2019/2020.

Formado na escola do 1º de Agosto, o atacante é uma das referências da selecção sub-17, que em outubro próximo disputa o Campeonato do Mundo da categoria, no Brasil.

Devido o seu talento, Zito Luvumbo já esteve em teste na academia do Manchester United de Inglaterra, em março passado, sendo neste momento cobiçado por vários clubes europeus, com destaque para o West Ham (Inglaterra), Lille (França) e Boavista.

De acordo com a lista que a Angop teve acesso, na formação do Rio Seco foram chamados igualmente Toni Cabaça, Isaac, Paizo, Dani Massunguna, Macaia, Mabululo, sendo o clube que mais futebolistas cedeu.

No Petro de Luanda, o selecionador Pedro Gonçalves convocou Eddie Afonso, Wilson, Além, Yano e Herenilson. No Desportivo da Huíla, FC Bravos do Maquis e Progresso do Sambizanga foi chamado um atleta cada, respetivamente Ndulo, Landu e Nandinho.

Dos que atuam na diáspora, onde o destaque recai para as ausências de Gelson Dala e Djalma Campos, foram convocados Bastos (Lazio), Show (Belenenses SAD), Vá (Pafos FC), Núrio Furtuna (Charleroi), Fredy (Antalyaspor), Fábio Abreu (Moreirense), Geraldo (Al Ahly), Wilson Eduardo (Sporting de Braga), Mateus Galiano (Boavista).

A primeira “mão” diante dos gambianos acontece no dia seis de setembro, em Banjul, e a segunda, quatro dias depois (10), em Luanda, no estádio 11 de Novembro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.