A PSP classificou hoje de "risco elevado" o jogo de sábado, em Lisboa, entre o Benfica e o Sporting, da terceira jornada da I Liga de futebol e para o qual se esperam 63 500 mil adeptos.

Numa nota de imprensa divulgada, a PSP informou ainda que a hora oficial de abertura das portas do jogo no domingo no estádio da Luz está prevista para as 17h00, mas a ação da força policial inicia-se logo pela manhã com a fiscalização do estacionamento, "encontrando-se impedido em algumas artérias, nomeadamente a Av. Machado Santos e a zona do Alto dos Moinhos".

Carlos Cachudo, comissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) e responsável pelo policiamento do dérbi, afirmou que as autoridades se preparam sempre para o “cenário mais exigente”, mas confirmou que a operação se torna mais fácil se na semana que antecede o jogo o ambiente for positivo.

“Considero positivo que o ambiente seja salutar, não só neste como em qualquer evento”, disse o comissário, que na habitual conferência de imprensa que antecede os dérbis na cidade de Lisboa, explicou como decorrerá o policiamento do jogo, em que são esperados mais de 60.000 adeptos.

“É um jogo de risco elevado e, como habitualmente acontece nestes jogos, é um evento que terá algum nível de dificuldade no que diz respeito ao nosso trabalho”, afirmou o comissário Carlos Cachudo, que adiantou que o policiamento procurará “minimizar os constrangimentos na envolvente do estádio” e avisou para as restrições que ao longo de todo o dia se vão sentir no trânsito.

Quanto à deslocação dos adeptos do Sporting, Carlos Cachudo revelou que o trajeto entre o Estádio José Alvalade e o Estádio da Luz será “semelhante ao usualmente percorrido” e que à chegada ao recinto dos ‘encarnados’, os 3.250 adeptos ‘verde e brancos’ serão encaminhados por uma única entrada até à caixa de segurança, já no interior.

Para o primeiro dérbi deste campeonato foi destacado um dispositivo policial em que se incluem diversas valências da PSP, como Divisão de Trânsito ou a Unidade Especial de Polícia, e Carlos Cachudo relembrou os habituais conselhos para os adeptos.

“Devem deslocar-se para o estádio preferencialmente de transportes públicos e cedo, de modo a facilitar o processo de entradas. Recordo também que não devem levar objetos proibidos ou malas muito grandes, e que os adeptos alcoolizados não vão poder entrar”, indicou.

As portas do Estádio da Luz abrem às 17:00 e o jogo tem início às 19:00.

Benfica e Sporting venceram os seus encontros nas primeiras jornadas e estão no topo da classificação, com seis pontos, juntamente com o FC Porto, campeão em título, e o Feirense.

*Notícia atualizada às 15h16

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.