O mercado de transferências já arrancou com Benfica, FC Porto e Sporting no terreno à procura de reforços para os respectivos plantéis da próxima temporada. Nos clubes da 2.ª Circular, 'águias' e 'leões' podem perder as 'jóias da coroa' com as eminentes saídas de João Félix e Bruno Fernandes, mas é na 'Invicta' que se espera maiores movimentações uma vez que o FC Porto vai perder 'meia equipa' ao longo das próximas semanas.

Benfica

Neste arranque de mercado de transferências, os campeões nacionais já têm duas contratações confirmadas com as chegadas de Caio Lucas do Al Ain e Cádiz do Vitória de Setúbal. Os 'encarnados' devem perder João Félix e Grimaldo e por isso estão no mercado à procura de possíveis substitutos. Krovinovic não faz parte do plantel dos campeões nacionais da próxima época e vai jogar por empréstimo no Vitória de Guimarães.

Os 'encarnados' estão à procura de reforços para o ataque e Raúl de Tomás é um dos alvos prioritários do Benfica. Também na baliza o Benfica quer um guarda-redes para lutar pela titularidade com Vlachodimos já que Svilar deve sair por empréstimo enquanto que em sentido contrário está Varela. O guarda-redes português regressa do Ajax depois de um empréstimo ao clube holandês e ainda não é certo que permaneça no plantel de Bruno Lage na próxima época. Por essa razão, Keylor Navas tem sido apontado aos 'encarnados' mas o salário do internacional costa-riquenho pode vir a ser um entrave ao negócio.

Outra saída certa do plantel do Benfica é a do lateral francês Corchia. O jogador vai regressar ao Sevilha uma vez que os 'encarnados' não estão dispostos a pagar a cláusula de opção de compra ao emblema sevilhano.

Confirme as possíveis saídas do Benfica e os regressos por empréstimo

Contratações confirmadas: Caio Lucas (Al Ain), Cádiz (Vitória de Setúbal)

Regressos por empréstimo: Bruno Varela (Ajax), Alfa Semedo (Espanhol) e Carrillo (Al Hilal)

Permanências: Vlachodimos, Svilar (?), Zlobin, André Almeida, Yuri Ribeiro (?), Ebuehi, Conti, Rúben Dias (?), Jardel, Ferro, Grimaldo (?), Fejsa, Gabriel, Gedson, Pizzi, Samaris, Taarabt, Florentino, Jonas, Seferovic, João Félix (?), Cervi, Zivkovic, Salvio, Rafa e Jota

Saídas definitivas: Corchia (Sevilha)

Saídas por empréstimo: Krovinovic (Vitória de Guimarães)

Sporting

Terminada a temporada em Alvalade com dois títulos no futebol nacional, a direção liderada por Frederico Varandas já há muito que prepara a próxima temporada. O defesa central português Luís Neto foi confirmado como reforço do Sporting em março e chega agora aos 'leões' com uma vasta experiência para se juntar aos 'veteranos' Mathieu e Coates. Bruno Fernandes tem sido apontado a vários clubes europeus e é neste momento o jogador mais valioso do plantel leonino.

Para o ataque, o Sporting garantiu a contratação do argentino Vietto ao Atlético Madrid inserido nas negociações entre os dois clubes pela transferência de Gelson Martins. O lateral direito francês Rosier está muito perto de assinar pelo Sporting, mas ainda não foi confirmado oficialmente como reforço.

Na baliza, Salin saiu para o Rennes e acabou por 'promover' Maximiano a segundo guarda-redes. No entanto ainda há que resolver a situação do guarda-redes italiano Emiliano Viviano. O guardião transalpino de 33 anos esteve emprestado ao S.P.A.L. e é quase certo que não entre nas contas de Marcel Keizer. Ao nível dos empréstimos, o Sporting vai ainda contar com os regressos de Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Ivanildo, Gelson Dala, Mama Baldé e Daniel Bragança.

Em relação às saídas, Francisco Geraldes foi emprestado ao AEK de Atenas e não fará parte do plantel leonino da próxima época. Gudelj também poderá estar de saída dos 'leões' depois de uma época emprestado ao Sporting pelos chineses do Guangzhou Evergrande.

Confirme as possíveis saídas do Sporting e os regressos por empréstimo

Contratações confirmadas: Luís Neto (Zenit) e Vietto (Fulham/Atlético de Madrid)

Regressos de empréstimo: Viviano (Spal), Matheus Pereira (Nuremberga), Iuri Medeiros (Legia), Ivanildo (Moreirense), Gelson Dala (Rio Ave), Mama Baldé (Desp. Aves) e Daniel Bragança (Farense).

Permanências: Renan, Max, Mathieu, Coates Ilori, Borja, Bruno Gaspar (?), Ristovski (?), André Pinto, Jefferson (?), Wendel, Acuña (?), Battaglia, Petrovic (?), Bruno Fernandes (?), Doumbia, Raphinha, Jovane (?), Miguel Luís, Luiz Phellype, e Bas Dost (?).

Saídas definitivas: Gudelj, Salin

Saídas por empréstimo: Francisco Geraldes

FC Porto

Dos 'três grandes' do futebol português, o FC Porto tem a tarefa mais complicada para construir o seu plantel da próxima época a começar desde logo pelo sector defensivo. Iker Casillas pode estar perto de encerrar a sua carreira de futebolista na sequência dos problemas cardíacos e ainda não é certa a sua continuidade no FC Porto, pelo menos enquanto jogador.

As saídas de Felipe e Éder Militão para o futebol espanhol obrigam a contratações para a posição de defesa central e até ao momento só o lateral direito argentino Saravia foi confirmado como reforço. O forte assédio de emblemas europeus a Alex Telles e a Jesús Corona podem deixar o FC Porto completamente 'desfalcado' do laterais titulares e por isso a contratação de Saravia garantiu para já uma salvaguarda para os 'dragões'.

De saída do FC Porto estão ainda Herrera e Brahimi. O médio internacional mexicano tem sido uma das referências da equipa nos últimos anos e a sua ausência será difícil de colmatar, assim como a saída do internacional argelino Brahimi. Sérgio Oliveira, Galeno e Yordán Osorio estão de regresso ao FC Porto depois de um período de empréstimo e podem ser opções para Sérgio Conceição.

No ataque, Sérgio Conceição pode ter uma 'valente dor de cabeça' com as possíveis saídas de Soares e Marega. O avançado brasileiro tem uma proposta de um clube chinês enquanto que Marega voltou a ser apontado ao futebol inglês.

Contratações confirmadas: Saravia (Racing Avellaneda)

Regressos de empréstimo: Sérgio Oliveira (PAOK), Galeno (Rio Ave) e Yordán Osorio (Vitória de Guimarães)

Permanências: Casillas (?), Vana, Alex Telles (?), Marega (?), Corona, Danilo, Soares, Otávio, Oliver, Pepe, Manafá, André Pereira (?), Fernando Andrade, Aboubakar, Diogo Leite, Mbemba, Bruno Costa (?), Marius e Loum.

Saídas definitivas: Felipe (Atlético de Madrid), Éder Militão (Real Madrid), Herrera (?), Brahimi (?), Fabiano (?), Maxi Pereira (?), Adrián López (?) e Hernâni (?).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.