A polémica em torno de Jonathan Rodríguez, avançado que está prestes a oficializar a mudança do Peñarol para o Benfica, mereceu comentários por parte da Associação Uruguaia de Futebol.

O organismo garante, numa carta assinada pelo presidente Wilmar Valdez e dirigida ao Peñarol, que o avançado teve sempre um desempenho "excelente, correto e profissional, não só em campo como fora dele" na seleção uruguaia. A carta enaltece ainda o facto de Jonathan ter chegado à titularidade durante a suspensão de Luis Suárez.

Recorde-se que o jornalista Jorge da Silveira descreveu recentemente o avançado uruguaio como "um rapaz que bebe", criticando a sua postura no futebol. Mais tarde, pediu desculpa pelas declarações.

Confira a carta:

"Nas últimas horas, e na sequência de afirmações de um jornalista uruguaio, vários meios internacionais consultaram-nos acerca do desempenho profissional e pessoal do futebolista da vossa instituição Jonathan Rodríguez, nas seleções nacionais. Parece-me pertinente fazer saber que a estas consultas, respondi com a verdade. O vosso jogador, que atualmente é uma das maiores promessas do futebol uruguaio, foi integrado no processo da seleção da nossa Associação Uruguaia de Futebol, e no mesmo o seu desempenho foi excelente, correto e profissional, não só em campo como fora dele. Os senhores dirigentes sabem o quão exigente Oscar Tabárez, selecionador, é com os jogadores que convoca. Na seleção só há lugar para quem se destaca a nível desportivo, mas também humano. Qualquer ato de indisciplina ou que se afaste dos apertados códigos de conduta da seleção não só é punido, como supõe o afastamento da seleção. Nesse sentido, e como já referi a todos os que me perguntaram sobre o assunto, o vosso jogador Jonathan Rodríguez comportou-se no campo como vocês puderam ver, ao ponto de ser titular em alguns jogos, apesar da sua juventude, durante a ausência de Luis Suárez devido à suspensão. Fora dos relvados, nas concentrações, nas viagens ao exterior, no balneário, e em todo o momento, o seu profissionalismo merece destaque por parte da Associação Uruguaia de Futebol".

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.