Com 10 jornadas por disputar até ao final do campeonato e 90 jogos pela frente há ainda vários objetivos em disputa. Seja na luta pelo título, por um lugar no pódio, pela disputa de lugares europeus e luta pela permanência.

Este artigo pertence ao Especial Regresso da I Liga. Veja mais artigos

Sabendo à partida que numa competição por jornadas a regularidade é o fator mais relevante para as equipas, existem contudo partida que prometem ser decisivas nesses confrontos pelas melhores posições no campeonato.

Jornada 25

Na jornada de recomeço da Liga, o Sporting desloca-se a Guimarães, onde enfrenta o Vitória. Por um lado trata-se de um cartada decisiva para o emblema vimaranense que tenta reduzir a margem para o pódio e para os lugares que dão acesso à Europa (tem 37 pontos contra 46 do SC Braga). Já os verdes e brancos estão proibidos de perder pontos se quiserem manter a perseguição aos bracarenses (42 pontos contra 46 dos arsenalistas).

Também na 25.ª jornada, o Famalicão recebe em Barcelos (o emblema famalicence vai disputar os jogos que faltam na Liga no estádio Cidade de Barcelos), o FC Porto num deslocação complicada para os azuis e brancos. O Famalicão que é um das sensações da prova (7.º lugar com 37 pontos) e certamente não quererá facilitar a vida à equipa de Sérgio Conceição, que não pode 'adormecer' com o Benfica a apenas um ponto da liderança.

Jornada 26

Na jornada 26, o Benfica desloca-se ao Algarve onde defronta um aflito Portimonense (17.º à 25ª jornada). A lutarem por objetivos diferentes, ao Benfica só o triunfo interessa frente a um conjunto algarvio a que também são relevantes os três pontos, de forma a sair de uma zona complicada da tabela classificativa. Na mesma jornada, o Sporting de Braga recebe o Boavista, num confronto entre dois históricos do futebol português. Com as 'panteras' numa posição mais tranquila da tabela, a responsabilidade vai estar do lado bracarense.

Jornada 27

O Aves, último classificado do campeonato, (antes da suspensão da prova devido à pandemia da COVID-19) recebe o FC Porto na 27.ª jornada. Embate de extremos, no que à tabela classificativa diz respeito. O conjunto avense procura manter a cabeça à tona e ganhar novo fôlego em relação ao objetivo da permanência. O FC Porto vai tentar cumprir a missão na luta pelos três pontos.

Já o Benfica tem uma deslocação sempre difícil a Vila do Conde para defrontar a equipa às ordens de Carlos Carvalhal. O Rio Ave, atualmente na 5.ª posição, procura garantir um lugar na edição da Liga Europa do próximo ano.

Jornada 28

Na jornada 28, há lugar para dois clássicos do futebol português: Um a norte e outro a sul do país. No Dragão, o FC Porto recebe o Boavista.

Em Alvalade, o Sporting mede forças frente ao Belenenses SAD. Os dois 'grandes' defrontam assim dois emblemas com posições relativamente estáveis na tabela classificativa até à paragem no campeonato, com os axadrezados no 11.º lugar e com os azuis na 13.ª posição.

Dérbi minhoto também na 28.ª ronda, com o SC Braga a receber o V. Guimarães, num duelo sempre escaldante.

Jornada 29

Na jornada 29, destaque para a deslocação do Benfica à Madeira para medir forças com o Marítimo. O FC Porto viaja à capital do móvel para defrontar o também 'aflito' Paços de Ferreira.

O Sporting recebe o Gil Vicente em Alvalade, enquanto o Sporting de Braga se desloca a Vila do Conde para enfrentar o Rio Ave.

Jornada 30

Mais um clássico na 30.ª jornada, com um confronto de duas equipas que vestem de azul. O FC Porto recebe no Dragão o Belenenses SAD. Também na Invicta, no estádio do Bessa, o Boavista mede forças com o Benfica.

Já o Moreirense conta com uma receção ao Sporting.

Jornada 31

Na 31.ª jornada, é a vez do Benfica rumar ao Minho para defrontar o Famalicão em Barcelos. O FC Porto tem nova visita, desta feita ao reduto do Tondela. Em Alvalade, o Sporting recebe o Santa Clara. Já o SC Braga tem pela frente uma deslocação à capital do móvel para defrontar o Paços de Ferreira.

Jornada 32.ª: FC Porto - Sporting e Benfica - V. Guimarães

Jornada de clássicos e que pode ser decisiva para o fecho das contas no que diz respeito à luta pelo título.

Veja o calendário da 32. jornada

Depois de na primeira volta os dragões terem vencido o Sporting por 1-2 em Alvalade, os verdes e brancos vão certamente querer impor-se no Dragão na estreia de Rúben Amorim em jogos grandes enquanto treinador do Sporting. Os 'azuis e brancos' estão obrigados a ganhar de forma a não perderem terreno para o Benfica, a duas jornadas do fim do campeonato. O Sporting também sabe que não pode perder pontos, na luta por um lugar no pódio.

Na cidade de Guimarães, novo duelo histórico do futebol português, com o V. Guimarães a receber o Benfica no D. Afonso Henriques. Na primeira volta, os encarnados venceram por 1-0 no estádio da Luz.

Jornada 33

Na penúltima jornada do campeonato, o Sporting recebe o V. Setúbal no estádio José Alvalade. O Benfica desloca-se ao terreno do Aves e o FC Porto conta com nova receção em casa, desta feita ao Moreirense.

Jornada 34 - Dérbi dos dérbis e clássico a norte

Na última jornada, ronda que poderá entregar o cetro de campeão nacional, caso Benfica e FC Porto mantenham uma diferença mínima na frente, os encarnados recebem o Sporting no estádio da Luz. Na primeira volta, as águias bateram os leões por 2-0.

No Minho, o SC Braga recebe o FC Porto no Municipal de Braga. Por um lado os bracarenses vão tentar somar mais um triunfo frente aos dragões, depois da 'gracinha' na primeira volta (1-2). Por outro, o FC Porto poderá ter diante dos bracaranses o jogo decisivo no que à atribuição do título diz respeito.

Consulte todo o calendário e os horários dos jogos. Por definir, e como é habitual, estão ainda os horários da 34.ª e última jornada da prova.

Veja mais artigos do Especial Regresso da Primeira Liga

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.