O campeão Benfica recebe o Sporting de Braga no jogo grande da 21.ª jornada, uma semana após ter perdido na visita ao FC Porto, uma derrota que reacendeu a luta pelo título na I Liga de futebol.

O desaire no Dragão diminuiu para quatro pontos a diferença entre Benfica e FC Porto, e a receção de sábado das ‘águias’ ao Braga (4.º) é de alto risco. O apito inicial está marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.

Histórico de confrontos

Esta temporada as duas equipas já se encontraram no 'ninho da águia' em partida a contar para a Taça da Liga. As águias venceram por 2-1, com golos de Pizzi (19´) e Carlos Vinícius (62´). O SC Braga ainda esteve a ganhar com um augolo de Ferro ao minuto 14´.

As visitas do SC Braga ao reduto das águias não têm sido propriamente memoráveis para o emblema liderado por António Salvador.

Nas últimas 10 deslocações à Luz, o SC Braga soma um empate e uma vitória, contra oito vitórias do Benfica. E os resultados são quase sempre bastante desnivelados, com a balança a pender para o lado encarnado... Senão vejamos: Em 10 partidas, o Benfica marcou 26 golos, com os bracarenses a marcarem apenas quatro.

Em 2018/2019, o SC Braga encaixou uns claros 6-2, com Pizzi, Jardel, Álex Grimaldo, Jonas, Franco Cervi e André Almeida a marcaram para o conjunto da casa. Dyego Sousa e João Novais fizeram os golos dos bracarenses.

Em 2015/16, os 'encarnados' impuseram também uma goleada ao emblema do Minho, vencendo por 5-1, com golos de Mitroglou (2), Jonas, Pizzi e Samaris. Pedro Santos marcou o golo do SC Braga.

O único triunfo do emblema bracarense nos últimos 10 confrontos teve lugar em 14/15, quando eliminaram o Benfica em pleno estádio da Luz nos oitavos de final da Taça de Portugal. 1-2 foi o resultado, com Aderlan Santos e Felipe Pardo a marcarem para o SC Braga. Jonas fez o único golo das águias.

Os intervenientes

As equipas

Weigl deve voltar ao 'onze' do Benfica depois de ter cedido o lugar a Florentino no encontro de terça-feira com o Famalicão, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Com Gabriel de fora por tempo indeterminado, o médio alemão, ,que chegou ao Benfica no início de janeiro, irá reeditar assim a dupla de meio-campo com o marroquino Adel Taarabt, relegando Florentino para o banco de suplentes. A jogar a favor de Weigl está o facto de permitir a Lage um meio-campo mais versátil.

O antigo jogador do Dortmund tem sido opção em todos os jogos da I Liga para o meio-campo das 'águias' desde que chegou, falhando apenas as partidas para a Taça de Portugal e irá assim formar dupla com Taarabt pela quarta vez esta temporada.

Quem não sabe ainda se irá jogar é o lateral-direito André Almeida, que também ficou de fora da partida de meio da semana com o Famalicão, depois de ter saído com queixas da visita do fim de semana ao Estádio do Dragão.

André Almeida soma apenas 17 jogos esta época, bem longe da assiduidade na equipa titular que demonstrou em épocas anteriores e, caso não recupere a tempo, o jovem Nuno Tavares deverá voltar a ser a aposta do técnico dos 'encarnados'.

Do lado do Sporting de Braga, Raul Silva já se encontra recuperado e a treinar em pleno. O defesa-central brasileiro encontrava-se a contas com uma mialgia na perna esquerda, tendo falhado as partidas com o Sporting e Gil Vicente, mas entra assim nas opções para o jogo com o Benfica.

Uma boa notícia para Rúben Amorim, tendo em conta que outro defesa-central, Bruno Viana, terá de cumprir castigo na visita à Luz depois de ter sido expulso frente ao Gil Vicente.

Quem continua a realizar treino condicionado é João Novais, mas o médio deverá recuperar a tempo de defrontar o Benfica.

Recorde os resultados dos últimos dez Benfica - Sporting de Braga:

- Benfica 2-1 SC Braga (1/8 Taça de Portugal 19/20)

- Benfica 6-2 SC Braga (14ª J I Liga 18/19)

- Benfica 1-1 SC Braga (Grupo A Taça da Liga 17/18)

- Benfica 3-1 SC Braga (1ªJ I Liga 17/18)

- Benfica 3-1 SC Braga (5ª J I Liga 16/17)

- Benfica 2-1 SC Braga (Meia-final Taça da Liga 15/16)

- Benfica 5-1 SC Braga (28ª J I Liga 15/16)

- Benfica 2-0 SC Braga (25ª J I Liga 14/15)

- Benfica 1-2 SC Braga (1/8 Taça de Portugal 14/15)

- Benfica 1-0 SC Braga (10ªJ I Liga 13/14)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.