O Sporting recebe no próximo domingo o Moreirense, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 13ª jornada do campeonato nacional.

O histórico de confrontos entre 'leões' e 'cónegos' é longo e conta já com 21 jogos (18 na I Liga). Para simplicar a antevisão, o SAPO Desporto analisou os últimos seis encontros entre os dois clubes.

Histórico de confrontos

Os últimos seis jogos entre Sporting e Moreirense dão clara vantagem aos 'verdes e brancos'. Em seis jogos, o Sporting venceu cinco e apenas cedeu um empate.

O mais recente encontro entre os dois emblemas aconteceu em janeiro deste ano na 18ª jornada da época 2018/2019. No Estádio de Alvalade, o Sporting de Marcel Keizer venceu o Moreirense de Ivo Vieira, por 2-1, com golos de Nani e Bruno Fernandes.

Já o encontro anterior aconteceu logo à 1ª jornada da mesma temporada, em agosto de 2018 em Moreira de Cónegos. Nessa altura, o Sporting de José Peseiro bateu os homens de Ivo Vieira por 3-1, com um golo de Bruno Fernandes e um 'bis' de Bas Dost.

Na temporada 2017/2018, Sporting e Moreirense encontraram em setembro e em fevereiro. Na 7ª jornada, os leões ainda treinados por Jorge Jesus foram empatar no reduto do Moreirense de Manuel Machado a uma bola. Rafael Costa apontou o golo da equipa da casa e Mohamed Abarhoun marcou na própria baliza e cedeu o empate aos leões.

Já na 24ª jornada, os leões sofreram para conseguir a vitória em casa. Aos 90+2 minutos, Gelson Martins marcou e deu a vitória por 1-0 ao Sporting, num jogo que fica na memória pela expulsão do autor do golo depois de tirar a camisola para mostrar uma mensagem de apoio a Rúben Semedo, que tinha sido detido na altura.

Na já longínqua época de 2016/2017, os dois encontros entre 'leões' e 'cónegos' acabaram com a vitória dos lisboetas. O primeiro no Estádio de Alvalade, à 4ª jornada, terminou com uma vitória por 3-0, com golos de Gelson Martins, Joel Campbell e Bas Dost. Já à 21ª jornada, o Sporting voltou a levar a melhor, desta vez em Moreira de Cónegos, com uma vitória por 3-2. Alan Ruiz, Bas Dost e Adrien Silva marcaram os golos do Sporting, Bruno César (na própria baliza) e Cauê (penálti) fizeram os tentos do Moreirense.

Feitas as contas, o Sporting entra em campo com a vantagem de jogar em casa e com a estatística a seu favor. Os leões nunca perderam no Estádio de Alvalade frente ao Moreirense e a última vez que os 'verdes e brancos' não venceram foi na época 2014/2015 (empate por 1-1).

As expetativas

Na antevisão à partida, Silas desvalorizou o facto do Moreirense não vencer fora e do Sporting não perder em casa.

""Na minha opinião a estatística não entra. Quando começar o jogo temos de fazer pela vida e o Moreirense vai tentar fazer a mesma coisa. O facto de termos ganho sempre em casa e eles não venceram fora de casa não conta muito", disse.

O técnico do Sporting considerou ainda os 'leões' correm riscos com a sua forma de jogar e que existem aspetos a melhorar.

"Sabemos que corremos riscos com a nossa forma de jogar, é meter gente na frente, é tentar fazer golos e temos de ser mais assertivos mais atrás e é ai que temos de melhorar, é nesses erros atrás que acabamos por perder o jogo. É assim que vamos jogar, jogar para marcar golos, mas temos de ser melhores atrás", frisou o técnico.

Silas deixou ainda elogios à equipa do Moreirense que, segundo o técnico, é muito forte na transição ofensiva, destacando ainda um dos jogadores da equipa de Moreira de Cónegos.

"O Moreirense é uma boa equipa, é uma equipa muito equilibrada, mas a transição ofensiva deles é muito forte. Depois tem um ou outro jogador muito bom, estou-me a lembrar do Singh. Mas é uma equipa que vale pelo seu todo, está dentro das suas expectativas. O treinador deles está a fazer um bom trabalho"

Silas e Vítor Campelos
créditos: DR

O treinador do Moreirense garantiu este sábado que vai apresentar domingo em Alvalade, frente ao Sporting, uma equipa "corajosa" e quer “trazer pontos", em encontro da 13.ª jornada da I liga portuguesa em futebol.

“Vamos ter um Moreirense confiante e a pôr em campo as suas ideias de jogo. Sabemos o que temos de fazer. Temos de ser uma equipa concentrada, rigorosa e corajosa. Se colocarmos em campo, desde o primeiro minuto, o que trabalhamos, estou certo de que temos todas as probabilidades de chegar ao fim e trazer pontos”, disse Vítor Campelos.

 O técnico dos minhotos não quis comentar o momento do Sporting, que perdeu na última jornada no reduto do Gil Vicente por 3-1.

"Mais do que pensar nos momentos das outras equipas, temos de pensar em nós, e naquilo que podemos fazer. O Sporting, como clube ‘grande’, independentemente de quem jogue, vai ser um adversário difícil. E nós, há cinco jogos que temos vindo a pontuar e no último vencemos [quatro empates consecutivos e uma vitória frente ao Desportivo das Aves, por 3-2]. Queremos dar continuidade aos bons resultados e, portanto, amanhã [domingo] temos de ser uma equipa com coragem e confiança", frisou o treinador.

Vítor Campelos apontou que, apesar dos "resultados inconstantes", os ‘leões' jogam em casa e sintetizou o respeito que sente pelo adversário: "O Sporting é sempre o Sporting".

Questionado sobre se Bruno Fernandes será um jogador que merecerá atenção redobrada da defesa ‘cónega', Campelos, treinador de um Moreirense que nunca ganhou em Alvalade, elogiou o médio sportinguista, mas disse estar mais preocupado com "o Sporting no seu todo".

"Gosto de falar pela positiva e nem referi isso [que o Moreirense nunca ganhou em casa do Sporting] aos jogadores. Prefiro dizer que podemos fazer o sexto jogo a pontuar e levá-los para um pensamento positivo, que é chegar a Alvalade, olhar para o ‘placard' e verem um resultado positivo a nosso favor", concluiu.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.