A pitoresca localidade de Saransk não tem uma grande ligação ao futebol, nem dimensão que justificasse a construção de um estádio para o Mundial2018, mas o governador da região da Mordovia é filho de um amigo íntimo do presidente Vladimir Putin.

Segundos números dos censos de 2010, Saransk conta com cerca de 300 mil habitantes, uma cidade pequena para acolher os quatro jogos da fase de grupos do Mundial2018. Os locais sabem que os adeptos de todo o mundo são capazes de cometer loucuras para acompanhar os jogadores dos seus países e é por isso que “disponibilizaram” os seus apartamentos durante o evento desportivo.

Há três meses, numa pesquisa a um dos motores de busca mais populares na internet de hotéis e apartamentos, verificamos que um simples estúdio, perto da Arena Mordóvia, podia custar 400 euros por noite. O mesmo acontecia com os bilhetes de avião, em que uma viagem (1h30) desde Moscovo, ida e volta, custava perto dos 550€.

Em dia de jogo entre Portugal e Irão, perto da estação ferroviária de Saransk, eram dezenas as pessoas que estavam nas ruas com cartazes a anunciar o aluguer dos seus apartamentos com preços de ‘última hora’, o mesmo que dizer, a 40 euros para pernoitar. Esta descida de preço não se verifica, no entanto, nas viagens aéreas. Aqueles que ainda estão na capital russa e querem chegar a tempo do início do jogo da terceira jornada do Grupo B, terão de despender 440€ para cá chegar.

Adeptos do Irão fazem a festa em Saransk
Adeptos do Irão fazem a festa em Saransk créditos: João Agre/Sportinforma

A poucas horas do jogo, a cidade de Saransk ainda não está preparada para o jogo, estando as ruas muito despidas. No entanto já existem bastantes iranianos a fazer a festa. Quanto a adeptos portugueses no estádio para apoiar a seleção, os números não devem ultrapassar os 300.

Portugal e Espanha lideram o grupo B com quatro pontos, enquanto o Irão de Carlos Queiroz tem três e Marrocos, já afastado, ainda não pontuou.

Portugal e Irão defrontam-se na segunda-feira na Arena de Saransk às 21:00, 19:00 em Lisboa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.