A história do Brasil cruza-se com Portugal desde o momento que Pedro Álvares Cabral descobriu em 1500 o caminho marítimo para o grande país da América do Sul. Assim, não poderia nunca ser uma surpresa a tradição lusa para ser pioneira em terras de Vera Cruz. É o caso do futebol em Manaus, onde o FC Porto foi o primeiro emblema estrangeiro a jogar uma partida de futebol.

Na capital do Estado do Amazonas, o futebol só conheceu a profissionalização em meados da década de 60 e dá um passo decisivo na sua afirmação nacional com a inauguração do Estádio Vivaldo Lima, em 1970. Mais conhecido como ‘Vivaldão’ pelos adeptos brasileiros, foi visitado pela seleção B e pela equipa principal do Brasil no dia 5 de abril desse ano, ambas com jogos diante da seleção amazonense.

No ano seguinte, deu-se a primeira visita de um emblema estrangeiro. E sob o melhor espírito da proximidade luso-brasileira, foi um clube português a merecer esse convite: o FC Porto. Os dragões vieram a Manaus em 1971 para participar na realização de dois encontros amigáveis, tendo então como adversários dois dos mais célebres clubes amazonenses: Nacional e Fast.

A curta digressão do clube azul e branco pela Amazónia não podia ser mais bem-sucedida, com duas vitórias em outros tantos jogos: 3-2 contra o Nacional e 3-1 perante o Fast, num desafio que atraiu ao estádio quase 39 mil pessoas, bem acima do habitual limite de 31 mil lugares que eram antigamente disponibilizados no ‘Vivaldão’.

Já não será neste recinto que uma formação portuguesa voltará a jogar, mas sim no “sucessor” Arena Amazónia. O ‘Vivaldão’ conheceu o fim da linha em 2010, quando a organização lançou as obras do novo estádio para o próximo Campeonato do Mundo de futebol e avançou em simultâneo com a demolição do histórico recinto.

Desta feita, Portugal não terá a honra de ser a primeira seleção estrangeira a jogar em Manaus. Esse título será partilhado por Inglaterra e Itália, quando entrarem em campo a 14 de julho, para o jogo da primeira jornada do Mundial.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.