Portugal está prestes a garantir o 6.º lugar do ranking da UEFA. Depois da vitória do Benfica sobre o Zenit, esta terça-feira, basta mais uma derrota de um emblema russo para os lusos garantirem, de forma definitiva, que vão terminar este ano à frente dos russos. O sexto lugar dá direito a ter duas equipas com entrada direita na fase de grupos da Liga dos Campeões e uma terceira a entrar nas pré-eliminatórias.

As possíveis vitórias de Sporting, FC Porto, Sp. Braga e V. Guimarães na Liga Europa, esta quinta-feira, ajudarão nos números mas o principal foco estará... em Espanha.

O Getafe, emblema dos arredores de Madrid, recebe o Krasnodar, 'carrasco' do FC Porto nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Os espanhóis apenas precisam de um empate para segurar o segundo lugar no Grupo C e seguir em frente na Liga Europa. Os dois conjuntos têm nove pontos mas os madrilenos levam vantagem no confronto direto (venceram na Rússia por 2-1).

Caso o Krasnodar não vença, a Rússia ficará sem equipas nas competições europeias e não poderão somar mais pontos. Dos seis emblemas que começaram esta época nas provas europeias, cinco já estão eliminadas: o Arsenal Tula e Spartak Moscovo não passaram das pré-eliminatória da Liga Europa, Zenit e Lokomotiv serão últimos nos respetivos grupos da Liga dos Campeões, o CSKA também já está eliminado da Liga Europa. Falta só 'despachar' o Krasnodar, tarefa que estará nas mãos do Getafe.

Mas mesmo que o Krasnodar vença e apura-se para os 16-avos-de-final da Liga Europa, muito dificilmente Portugal não terminará no sexto posto do ranking da UEFA este ano. Para isso, a equipa que eliminou o FC Porto na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões teria de chegar, pelo menos, até aos quartos-de-final, vencendo todos os seus jogos até lá e esperar que as equipas portuguesas não somasse mais nenhum ponto.

SC Braga e Sporting já garantiram os 16-avos-de-final da Liga Europa, FC Porto poderá lá chegar se vencer o Feyenoord esta quinta-feira. O Benfica também está nessa fase da prova, depois de terminar no terceiro lugar no seu grupo na Liga Europa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.