Terminou esta quinta-feira os jogos dos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal, que entrou nesta ronda com quatro equipas - o país mais representado -, ficou sem representantes, após as eliminações de Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga.

Entre os apurados estão o Olympiacos de Pedro Martins, o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e a AS Roma de Paulo Fonseca. Surpresas só mesmo os apuramentos do Getafe frente ao Ajax e do Olympiacos diante do Arsenal.

Em Londres, o Arsenal trazia uma magra vantagem de 1-0 conseguida em Pireu, Grécia, mas um golo de Pape Abou Cisse empatou a eliminatória, que teve de ser decidida no prolongamento. Aí, Pierre-Emerick Aubameyang deu vantagem aos londrinos mas aos 120 minutos, a formação grega, treinada por Pedro Martins, fez o 2-1 por Youssef El Arabi e afastou o vice-campeão da Liga Europa em pleno Emirates. Já depois dos 120, o próprio Aubameyang falhou uma situação absolutamente clamorosa para apurar os londrinos. Resultado fantástico dos gregos, que contaram com José Sá na baliza e Bruno Gaspar no segundo tempo.

Na Escócia, o Copenhaga bateu o Celtic por 3-1, depois do empate 1-1 na primeira-mão. Michael Santos, Pep Biel e Dame N'Doye (ex-Académica) fizeram os golos dos dinamarqueses, Odsonne Edouard marcou para os escoceses.

Na próxima fase está também o Inter Milão, que voltou a bater o Ludogoretz, novamente por 2-1, com golos de Cristiano Biraghi e Lukaku. Cauly Oliveira Souza fez o tento dos búlgaros.

O Sevilha, sem portugueses no onze, empatou 0-0 em casa com os romenos do Cluj e passou à próxima fase, mercê do empate 1-1 fora de casa. O golo marcado fora apura assim a equipa de Lopetegui. De Espanha chegou também outro apuramento, surpresa, do Getafe, que perdeu com o Ajax por 2-1 mas tinha ganho 3-1 em casa. Jaime Mata marcou para o emblema dos arredores de Madrid, Danilo e Mathias Olivera (autogolo) marcaram para os holandeses, que ficam fora da prova.

O Shakhtar Donetsk apurou-se também para os oitavos-de-final, depois de eliminar o Benfica (empate 3-3 na Luz, após vitória 2-1 em casa).

O Wolfsburgo garantiu um lugar nos oitavos de final da Liga Europa, ao vencer fora o Malmo por 3-0, depois de já ter ganho em casa por 2-1. Josip Brekalo, Yannick Gerhardt e João Victor marcaram os tentos dos alemães.

Na Áustria o LASK bateu o AZ Alkmaar por 2-0 e garantiu também um lugar na próxima fase. Os austríacos, que tinham empatado 1-1 na Holanda, marcaram por Marko Raguz, que bisou no encontro.

O Basileia da Suíça afastou o APOEL Nicosia do Chipre, ao vencer por 1-0 em casa, golo de Fabian Frei. Os suíços tinham ganho na primeira-mão por 3-0.

Também esta noite, o FC Porto foi afastado pelo Bayer Leverkusen com nova derrota, agora no Dragão por 3-1, depois de ter perdido na Alemanha por 2-1. O SC Braga já tinha sido eliminado na quarta-feira ao perder com o Rangers por 1-0, depois de ter também perdido por 3-2 na Escócia. O Sporting foi eliminado pelo Basaksehir no prolongamento (4-1), depois de ter vencido por 3-1 em casa.

A 'armada' portuguesa do Wolverhampton perdeu em Espanha com o Espanyol por 3-2 mas fez-se valer da vitória por 4-0 na primeira-mão para seguir para os oitavos de final, onde já está a AS Roma de Paulo Fonseca, que afastou o Gent da Bélgica. Os romanos empataram 1-1 fora de casa, depois de ter ganho 1-0 na primeira-mão.

Resultados (equipas apuradas a negrito):

SC Braga 0-1 Rangers
Gent 1-1 AS Roma
Malmo 0-3 Wolfsburgo
LASK 2-0 AZ Alkmaar
Basileia 1-0 APOEL
FC Porto 1-3 Leverkusen
Espanhol 3-2 Wolverhampton
Basaksehir 4-1 Sporting (após prolongamento)
Benfica 3-3 Shakhtar Donetsk
Inter 2-1 Ludogorets
Manchester United 5-0 Club Brugge
Sevilha 0-0 Cluj
Celtic 1-3 Copenhaga
Ajax 2-1 Getafe
Arsenal 1-2 Olympiakos
Salzburgo-Eintratch Frankfurt (adiado para 6.ª feira)

O sorteio dos oitavos de final realiza-se esta sexta-feira, em Nyon, Suíça, a partir das 12horas em Portugal continental.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.