O Eintracht Frankfurt, adversário do Benfica nos 'quartos' da Liga Europa, conta apenas um duelo nas taças europeias de futebol com um conjunto luso, o FC Porto, que, há cinco anos, afastou os alemães da mesma competição.

Numa eliminatória 'montanha russa', os 'dragões' chegaram a liderar por dois golos de diferença, depois viram-se em desvantagem por dois, empataram a eliminatória, voltaram a ficar a perder e qualificaram-se a quatro minutos do final.

Nos 16 avos de final da Liga Europa, em 2013/14, o duelo começou em 20 de fevereiro de 2014, no Estádio do Dragão, onde o FC Porto chegou a 2-0, com tentos de Ricardo Quaresma, aos 44 minutos, e Silvestre Varela, aos 68.

Os 'dragões', que vinham de uma campanha falhada na Liga dos Campeões (uma vitória, a abrir, no reduto do Áustria Viena, dois empates e três derrotas), pareciam, assim, bem encaminhados para o primeiro triunfo caseiro na época europeia.

No espaço de cinco minutos, os germânicos conseguiram, porém, restabelecer a igualdade, com um golo do espanhol Joseulu, aos 72 minutos, e um autogolo do brasileiro Alez Sandro, aos 77, partindo em vantagem para o embate da segunda mão.

Uma semana depois, em Frankfurt, os alemães deram sequência ao bom final de jogo no Estádio do Dragão e, já na segunda parte, chegaram a 2-0, com golos de Stefan Aigner, aos 37 minutos, e Alexander Meier, aos 52.

A eliminatória parecia agora muito inclinada para o lado dos germânicos, só que, inesperadamente, o central francês Mangala 'vestiu-se' de ponta de lança, 'bisou', com tentos aos 58 e 71 minutos, e deixou tudo igualado.

O Eintracht Frankfurt ainda conseguiu recolocar-se no comando do jogo e da eliminatória, com um segundo tento de Meier, aos 76 minutos, mas a última 'palavra' pertenceu ao argelino Ghilas, que foi lançado aos 58 por Paulo Fonseca e faturou aos 86.

O 3-3 final qualificou - devido ao desempate por golos fora -- o FC Porto, que, depois de afastar o Nápoles, ainda chegou aos quartos de final, fase em que 'tombou' perante o Sevilha, o 'carrasco' do Benfica na final.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.