A UEFA tornou pública esta quinta-feira a tabela de prémios para os clubes que participam na Liga Europa, Liga dos Campeões e Supertaça Europeia da temporada 2019/2020.

Cada clube recebe um valor por cada eliminatória que passar, sendo que os dois emblemas que chegarem à final da Liga dos Campeões encaixam 66 milhões de euros cada um. As verbas da Liga Europa são muito inferiores, sendo que os dois finalistas recebem cerca de 20 milhões de euros.

Já na Supertaça Europeia cada clube recebe 3,5 milhões de euros. O vencedor do encontro encaixa mais um milhão de euros que o clube derrotado.

Liga dos Campeões

- Chegar à fase de grupos: 15 milhões de euros

- Cada vitória na fase de grupos: 2,7 milhões de euros

- Cada empate na fase de grupos: 0,9 milhões de euros

- Chegar aos oitavos de final: 9,5 milhões de euros

- Chegar aos quartos de final: 10 milhões de euros

- Chegar às meias finais: 12 milhões de euros

- Chegar à final: 15 milhões de euros

- Vencer a final: 4 milhões de euros

Liga Europa

- Chegar à fase de grupos: 2,75 milhões de euros

- Cada vitória na fase de grupos: 570 mil euros

- Cada empate na fase de grupos: 190 mil euros

- Chegar aos 16 avos de final: 500 mil euros

- Chegar aos oitavos de final: 1,1 milhões de euros

- Chegar aos quartos de final: 1,5 milhões de euros

- Chegar às meias finais: 2,4 milhões de euros

- Chegar à final: 4,5 milhões de euros

- Vencer a final: 4 milhões de euros

Quanto podem encaixar os portugueses

O Benfica já garantiu 42,95 milhões de euros apenas pela entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, 15,25 milhões de euros correspondem à presença na fase de grupos e 27,7 ao valor mínimo que os detentores do título luso podem receber pelo ‘ranking’ dos últimos 10 anos.

Os encarnados podem chegar aos 44,06 milhões de euros antes de começar a jogar, o que acontecerá se o FC Porto cair na terceira pré-eliminatória ou no ‘play-off’, sendo que, se chegar à fase de grupos, será esse o valor que cabe aos ‘azuis e brancos’.

Benfica já garantiu quase 43 milhões de euros na 'Champions' 2019/20. Valor pode subir se FC Porto não entrar na fase de grupos
Benfica já garantiu quase 43 milhões de euros na 'Champions' 2019/20. Valor pode subir se FC Porto não entrar na fase de grupos
Ver artigo

Já o Sporting, por ter lugar certo na fase de grupos da Liga Europa, já garantiu 2,92 milhões de euros, verba que subirá em função do ‘ranking’ a 10 anos dos clubes participantes – de 71.430 euros para o 48.º até 3,428 milhões para o primeiro.

Para o ‘market pool’ estão reservados 168 milhões de euros, sendo que o Sporting ficará com 100%, 60% ou 40% do valor que couber a Portugal em função de estar só, com Sporting de Braga ou Vitória de Guimarães ou na companhia dos dois clubes minhotos.

Os vimaranenses, quintos no último campeonato, entram na segunda pré-eliminatória, face aos luxemburgueses do Jeunesse Esch ou aos cazaques do Tobol, e os bracarenses, quartos da I Liga 2018/19, começam na terceira pré-eliminatória.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.