Há cinco épocas que tal não acontecia. Com o empate de quarta-feira do Benfica em Leipzig, pela primeira vez desde a temporada de 2013/14 não haverá qualquer representante do campeonato português nos oitavos-de-final da principal prova de clubes da UEFA.

Desde que a Liga dos Campeões adquiriu o seu formato atual, em 2003/04, é apenas a terceira vez que tal acontece, depois de 201/11 e da já referida temporada de 2013/14. Mas há outro denominador comum entre essas duas temporadas que, se a história se repetir, poderá dar alento às equipas lusas nas provas europeias esta época: em ambas a final da Liga Europa acabou por ser disputada por (pelo menos) uma formação portuguesa.

Recordando essas temporadas, em 2013/14 o FC Porto e o Benfica viram-se afastados na fase de grupos da Liga dos Campeões, ficando no terceiro lugar das respetivas secções e sendo, dessa forma, relegados para a Liga Europa. Os 'dragões' seguiram, então, até aos quartos-de-final, onde se viram afastados pelo Sevilha, enquanto as 'águias', então orientadas por Jorge Jesus, foram até à final, acabando derrotadas nos penalties pelo mesmo Sevilha.

As contas do Benfica para se manter na Europa
As contas do Benfica para se manter na Europa
Ver artigo

Já em 2010/11 foram Braga e Benfica a ficar no terceiro lugar dos seus grupos na 'Champions' e a irem ter com Sporting e FC Porto nos 16 avos-de-final da Liga Europa. 'Águias' e minhotos seguiram até às meias-finais, onde se defrontaram, com triunfo dos 'arsenalista', que dessa forma se apuraram para a final...onde defrontaram o Porto de André Villas Boas, que viria a erguer o troféu em Dublin.

Uma curiosidade que pode dar alento a Braga, Porto, Sporting e Vitória de Guimarães, representantes portugueses que esta quinta-feira vão entrar em campo na 5ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, e ao Benfica, se na 6ª e última jornada da Liga dos Campeões bater em casa o Zenit e garantir dessa forma um lugar nos 16 avos-de-final da segunda prova de clubes mais importante da UEFA.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.