O Benfica falhou pela sétima vez nas suas últimas dez participações - e pela terceira vez consecutiva - o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões com o empate de terça-feira (2-2) em Leipzig. Uma 'eficácia' de apenas 30% em termos de apuramentos que deixa as 'águias' na cauda da tabela em termos de percentagem de passagens aos oitavos-de-final entre todas as equipas que, na última década, estiveram pelo menos oito vezes na fase de grupos.

Ao todo, são 10 os clubes que, para além do Benfica, contam com pelo menos oito presenças na fase de grupos na última década, entre eles o FC Porto, que apresenta um rácio de aproveitamento melhor do que o rival lisboeta. Em oito participações nos últimos dez anos, os 'dragões' seguiram em frente em cinco (um aproveitamento de 62,5%).

Se Benfica vencer na última jornada da Champions garante 50 milhões de euros
Se Benfica vencer na última jornada da Champions garante 50 milhões de euros
Ver artigo

Já os gigantes Barcelona, Bayern Munique e Real Madrid, que tal como o Benfica totalizam dez presenças nas últimas dez fase de grupos, são juntamente com o PSG, que conta com oito presenças em dez anos, os únicos clubes a apresentar um aproveitamento de 100%, ultrapassando sempre a fase de grupos nessas participações.

Com nove presenças na fase de grupos em dez anos, o Shakhtar Donetsk é quem mais se aproxima do baixo registo do Benfica no que toca qualificações para a fase seguinte. Ainda assim, e mesmo que falhe o apuramento pelo qual ainda vai lutar na 6ª jornada, ficará com um rácio de passagens aos oitavos-de-final de 44%.

Percentagem de apuramentos para os oitavos-de-final na última década (mínimo de oito presenças na fase de grupos)

Barcelona, 100% (10 presenças)

Bayern Munique, 100% (10 presenças)

Real Madrid, 100% (10 presenças)

Paris Saint-Germain, 100% (8 presenças)

Juventus, 87,5% (8 presenças)

Manchester City, 77% (9 presenças)

Chelsea, 75% (8 presenças) *

Borussia Dortmund, 62,5% (8 presenças) *

FC Porto, 62,5% (8 presenças)

Shakhtar Donetsk, 44,4% (9 presenças) *

Benfica, 30% (10 presenças)

*podem melhorar as respetivas percentagens se garantirem, na 6ª jornada da presente fase de grupos, a passagem aos oitavos-de-final

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.