O FC Porto vai enfrentar o Liverpool nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O sorteio que decorreu em Nyon, na Suíça, colocou os ‘reds’ no caminho da equipa de Sérgio Conceição. Num sorteio onde o FC Porto poderia apanhar 'tubarões' de larga escala com Manchester City, Barcelona ou PSG, o Liverpool acaba por ser um sorteio mais 'simpático' para a equipa lusa.

No entanto, nas competições europeias, a equipa inglesa não tem sido um bom prenúncio para o FC Porto que nunca venceu o Liverpool nas competições europeias.

Nos quatro encontros disputados, a equipa portuguesa soma duas derrotas e dois empates frente ao clube orientado por Jurgen Klopp. O primeiro embate remota à temporada 2000/2001 quando FC Porto e Liverpool disputaram os quartos de final da, extinta, Taça UEFA. Após um empate 0-0 no antigo estádio da Antas, os ‘dragões foram derrotados em Inglaterra por 2-0 ficando pelo caminho na prova.

Mais recentemente, mas há quase 10 anos, FC Porto e Liverpool voltaram a medir forças embora num contexto diferente. Na Liga dos Campeões 2007/2008, ‘reds’ e ‘azuis e brancos’ ficaram emparelhados no grupo A da fase de grupos. No estádio do Dragão, o encontro terminou empatado 1-1 (golos de Lucho e Dirk Kuyt) enquanto o jogo em Anfield terminou 4-1 a favor dos britânicos (Fernando Torres 2x Gerrard e Peter Crouch; Lisandro López fez o tento dos ‘dragões’).

O FC Porto vai jogar a primeira mão em casa numa de duas datas. A primeira mão dos oitavos de final será jogada entre os dias 13/14  ou  20/21 de fevereiro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.