Cristiano Ronaldo foi galardão com a Bola de Ouro de 2017, o quinto da sua carreira. O português igualou o argentino Lionel Messi no top dos jogadores que mais vezes venceram o troféu da revista francesa ´France Football`.

 

Com este título, Portugal passa a ser o país com mais Bolas de Ouro da France Football, com sete ao lado da Alemanha e Holanda. Para estes números muito contribuiu Cristiano Ronaldo, com cinco Bolas de Ouro (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017). Luís Figo (2000) e Eusébio (1965) têm uma cada.

As sete Bolas de Ouro da Alemanha foram ganhas por cinco jogadores (Beckenbauer, Rummenigge, Gerd Müller, Matthäus eM Matthias Sammer), enquanto as dos holandeses foram conseguidas graças as conquistas de três lendas: Cruyff, Van Basten e Gullit.

Se nas Bolas de Ouro Portugal está empatado, nas Botas de Ouro (melhor marcador europeu) a liderança é isolada. Portugal soma oito Botas de Ouro e aqui o contributo de Cristiano Ronaldo volta a ser muito relevante.

O capitão da seleção lusa terminou como melhor marcador europeu em quatro ocasiões. Eusébio (2) e Fernando Gomes (2) venceram o troféu duas vezes cada. O país que mais se aproxima de Portugal é a Argentina, com cinco Botas de Ouro.