Não existem portugueses nos jovens jogadores mais utilizados nas ligas europeias. O Observatório de Futebol divulgou um estudo em que revela os jogadores mais utilizados nas ligas do Velho Continente que tenham nascido em ou depois de 1997.

A Liga Francesa, com 19 jogadores, é a competição mais representada e o jogador mais jovem nas cinco principais ligas europeias é Dan-Axel Zagadou, do Borussia Dortmund, que participou em 61% dos jogos domésticos disputados pela equipa alemã.

No entanto, existe um jogador jovem que é treinado por um técnico português. Richarlison de Andrade, nascido em 1997 e que joga no Watford, treinado por Marco Silva, é o avançado jovem mais utilizado nas principais ligas, com 94% de utilização nos jogos da Premier League dos 'Hornets'.

Aliás, a aposta dos jogadores jovens tem sido mais regular nas cinco principais ligas europeias, com todas as posições a serem ocupadas por jogadores destes campeonatos.

Assim na posição de guarda-redes, Gianluigi Donnaruma, nascido em 1999 e que joga no AC Milan, e Alban Lafont, nascido em 1999 e que milita no Toulouse, participaram em 100% dos jogos dos seus clubes nos campeonatos.

Na posição de defesa central, Unai Núñez, nascido em 1997 e que joga no Athletic Bilbau, também participou em 100% dos jogos da equipa basca na liga espanhola.

Nos laterais, Kelvin Amian, nascido em 1998 e que joga no Toulouse, e Aarón Martín, nascido em 1997 e que joga no Espanyol, participaram em 100% dos jogos dos seus clubes nos campeonatos.

Na posição de médio defensivo, Lucas Tousart, nascido em 1997 e que joga no Lyon, participou em 97% dos jogos da equipa francesa na Ligue 1.

Na posição de médio ofensivo, Carlos Soler, nascido em 1997 e que joga no Valência, disputou 94% dos jogos disputados pelo clube 'che' no campeonato.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.