O ex-futebolista Tiago está entre os mil participantes esperados na corrida de São Silvestre de Viana do Castelo, cuja quinta edição vai decorrer dia 23 no centro histórico da capital do Alto Minho, disse hoje fonte da organização.

Segundo o diretor técnico da prova, Aires Rocha, o ex-futebolista, natural de Viana do Castelo, "participará e dará o tiro de partida" numa competição que vai ainda contar com as presenças de Ricardo Dias e Jéssica Augusto, do Sporting Clube de Portugal, Rui Pinto e Hermano Ferreira, do Sport Lisboa e Benfica, e Miguel Ribeiro, do Olímpico Vianense.

Hoje, na apresentação pública da quinta edição da corrida de São Silvestre, o vereador do Desporto da Câmara local, Vítor Lemos, destacou a participação de Tiago Mendes, que em janeiro passado foi nomeado embaixador do desporto de Viana do Castelo, "pelo exemplo que representa para todos os desportistas".

A prova, organizada pela autarquia, em parceria com XLife Events e com a colaboração técnica dos Cyclonessports, tem uma extensão de aproximadamente dez quilómetros, a percorrer "em pleno centro histórico da cidade".

A realização da prova, com início marcado para as 17:30, "obrigará a um corte de trânsito na marginal da cidade com duração estimada entre os 45 minutos e uma hora".

"Em véspera de Natal, iremos minimizar todos os impactos na circulação rodoviária na cidade. O corte de trânsito, já definido entre a organização e a PSP na será feito muito em cima da partida e será reaberto logo que o último atleta cortar a meta", sublinhou o vereador do Desporto.

Vítor Lemos adiantou que "as centenas e centenas de pessoas" que a prova "levará ao centro histórico, irão compensar aqueles constrangimentos face ao retorno esperado na hotelaria, restauração e comércio local".

Presente no encontro com os jornalistas, o atleta Rui Pinto afirmou que a cidade "tem percursos fantásticos para correr e um público acolhedor" , estabelecendo como objetivo "correr mais rápido e vencer".

Também Ricardo Dias, residente no concelho, garantiu que "irá dar o melhor resultado possível para que a vitória volte a ficar em Viana do Castelo".

A prova, apoiada pela EDP, atribuiu aos primeiros três classificados masculinos um prémio 500, 300 e 150 euros. Em femininos oscila entre os 350 euros da primeira classificada, os 200 euros para a segundo e para o terceiro lugar no pódio 100 euros 100. Já por equipas, os prémios são de 300 euros, 200 e 100 euros.

Além da prova principal, decorre em paralelo, uma caminhada solidária, cuja receita angariada com as inscrições reverterá para os bombeiros voluntários locais.

Esta caminhada, com cerca de cinco quilómetros de extensão e 100 participantes inscritos, terá início e final na avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

Antes da prova, decorre também a corrida São Silvestre ‘Kids', também com caráter solidário a favor da mesma corporação, sendo que caberá a Tiago Mendes a dar o tiro de partida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.