A decisão sobre o fim antecipado dos campeonatos belgas foi adiada por nove dias, uma vez que a assembleia geral da Pro League, que reúne os 24 clubes profissionais, foi remarcada para 24 de abril, anunciou hoje a organização.

Em 25 de março, o conselho de diretores da Pro League recomendou o fim dos campeonatos, numa decisão considerada “prematura” e “injustificada” pela UEFA, que ameaçou privar os clubes belgas da participação nas provas europeias da próxima temporada.

“Seguindo a recomendação emitida pela direção em 25 de março e por forma a se dialogar com os clubes sobre a crise da saúde e suas consequências, é convocada uma assembleia geral para 24 de abril”, refere a Pro League, que inicialmente tinha agendado a AG para 15 de abril.

As razões para o adiamento de nove dias da AG não foram especificadas, mas poderão ser explicadas pelas negociações em curso entre a federação belga (URBSFA) e a UEFA.

A federação apresentará à UEFA as suas justificações para dar como terminado o campeonato e o presidente do organismo, o franco-iraniano Mehdi Bayat, disse no sábado que uma “solução construtiva” estava prestes a ser encontrada.

Em caso de interrupção definitiva do campeonato, a classificação atual seria congelada e o Club Brugge seria o campeão.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.