Portugal conseguiu a primeira vitória no Europeu de sub-17.  No Estádio Belfield Bowl, em Dublin, os jovens lusos bateram a Rússia por 2-1, em jogo da segunda jornada do Grupo C, afastando os russos da prova. Na derradeira jornada da fase de grupos, Portugal tem de vence a Islândia, que hoje perdeu com a Hungria, já apurada.

Relativamente à equipa que perdeu com a Hungria na jornada inaugural, o selecionador nacional de sub-17, Emílio Peixe, fez cinco alterações. Assim, entraram Tiago Ribeiro, Filipe Cruz, Bruno Tavares, Tiago Tomás e Gonçalo Batalha, para os lugares de Tomás Esteves, Pedro Brazão (na foto), Paulo Bernardo, Famana Quizera e Fábio Silva.

Depois da derrota na jornada inaugural frente a Hungria, os jovens lusos sabiam que só uma vitória interessaria frente a Rússia, seleção que também perdeu na primeira ronda frente a Islândia.

Portugal adiantou-se no marcador aos 16 minutos por Gonçalo Batalha, após grande trabalho de Gerson Sousa.

O próprio Gerson Sousa fazia o 2-0 aos 50 minutos, num remate forte e colocado, de pé direito, que deixou o guardião russo pregado no relvado.

Mas os russos responderam e reduziram aos 68 minutos por Schetinin , na transformação de uma grande penalidade cometida pelo lateral direito Filipe Cruz. A Rússia criou várias oportunidades para empatar mas o guarda-redes português Samuel Soares esteve em bom plano.

No próximo dia 10 Portugal medirá forças com a Islândia no City Calling Stadium, em Longford, onde apenas a vitória lhe interessa para passar: as duas equipas têm três pontos mas os islandeses estão na frente na diferença de golos.

Os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos apuram-se para os quartos-de-final da prova.

A equipa comandada pelo selecionador Emílio Peixe fixou como fasquia a presença nas meias-finais deste torneio, que equivale de imediato o apuramento para o mundial – a quinta é definida entre as duas seleções derrotadas nos quartos de final com melhor registo -, campeonato que vai ter lugar em outubro, no Brasil.

A fase final do Campeonato da Europa de futebol sub-17 decorre na República da Irlanda entre 03 e 19 de maio.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.