A Taça independência de Cabo Verde, que este ano se realiza na ilha de São Nicolau, foi antecipada para inicio de Julho, com o jogo inaugural calendarizado para 05 de Julho, dia que o país celebra o 44.º aniversário da independência nacional.

A cerimónia de abertura vai ser apadrinhada pelo jogo inaugural entre a selecção anfitriã de São Nicolau e o combinado regional de Santo Antão.

Esta antecipação de uma prova que estava inicialmente programada para finais de Julho, deve-se ao facto da seleção nacional de residentes participar em Dakar, em mais uma prova da Confederação Africana de Futebol, CAF.

Também conhecida por “Torneio Inter-ilhas”, a Taça Independência conta o concurso das selecções regionais das nove regiões desportivas mais a diáspora, representada pelos Estados Unidos da América.

A seleção de Vicente, detentora da Taça Independência, vai defender o título no torneio do Grupo B, partilhado pelas selecções regionais da Boa Vista, de Santiago, da Diáspora (EUA) e do Maio.

O Grupo A, de acordo com o escrutínio, ficou constituído pelas selecções regionais de São Nicolau, de Santo Antão, do Sal, do Fogo e da Brava.

A ilha de São Vicente detém o título da Taça Independência ao vencer a congénere da Boa Vista na final da edição de 2015, realizada na ilha do Sal.

São Vicente é a Ilha com mais Taças Independência conquistadas, cinco, seguida da de Santiago, que tem quatro, ao passo que Sal e Fogo têm uma cada, ao longo das 11 edições já realizadas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.