A primeira convocatória da seleção feminina de futebol de Cabo Verde conta apenas com atletas de atuam no país, de acordo com a lista apresentada esta terça-feira em conferência de imprensa, na Cidade da Praia.

A selecionadora nacional, Nita Nédio, justifica a aposta em atletas que militam no arquipélago para este jogo de estreia com a congénere da Guiné-Bissau, no dia 16 de Novembro, na Cidade da Praia, com a “questão de tempo”.

“Sabemos que as meninas que estão a jogar em Portugal são competentes. Elas fazem parte da nossa seleção. Neste jogo preferimos a “prata da casa”, mas no futuro elas (as da diáspora) serão as jogadoras da seleção nacional de Cabo Verde”, afirmou.

Falando sobre o jogo, Nita Nédio afirmou que “há um pouco de euforia”, no seio das atletas e da equipa técnica, por se tratar do primeiro jogo, mas disse estar confiante que irão fazer “de tudo” para apresentar “um bom futebol a nível tático, técnico, com um sentido de responsabilidade e muito ‘fair play’”.

Mesmo não conhecendo a equipa da Guiné-Bissau, a timoneira nacional disse acreditar que a equipa vai fazer “uma boa competição”, apesar de terem apenas cinco dias de preparação. O estágio arranca no sábado, 10, com a chegada das atletas à capital do país.

“Não vamos parar, vamos continuar”, frisou Nita Nédio apelando dedicação das primeiras convocadas.

Nita Nédio pediu igualmente aos cabo-verdianos que abracem o futebol feminino, assim como fazem com os “Tubarões Azuis” (masculino) e que as mulheres apareçam em massa no estádio para testemunhar aquele que será o primeiro jogo da selecção feminina de futebol.

Segundo Nita Nédio, a equipa técnica pretende que o jogo aconteça no Estádio da Várzea para que tenha maior massa humana, mas ainda não há confirmação oficial.

Convocadas

Guarda-redes: Dirvania Araújo – Mindelense (São Vicente), Jacinta Rodrigues – FC Llana (Sal).

Defesas: Edy Mara dos Santos – Mindelense (São Vicente), Varsénia da Luz – Mindelense (São Vicente), Lariza Rocha – FC Llana (Sal), Eleonara dos Santos – Atletas de Cristo (Santiago), Danilea Levy – Dorense FC (Sal), Joseane Fernandes – Seven Stars (Santiago).

Médias: Maria Cabral – Seven Stars (Santiago), Simónica Duarte – Black Panthers (Santiago), Jocilene Martins – FC Llana (Sal), Lúcia Moniz – Seven Stars (Santiago), Caroly Tomar – FC Llana (Sal).

Avançadas: Lais Spencer – FC Llana (Sal), Silvana Santos – FC Llana (Sal), Ronise Monteiro – Atletas de Cristo (Santiago), Ivania Moreira – Seven Stars (Santiago), Wendy Cristy Fonseca – Mindelense (São Vicente), Loide Miranda – Madeirense (São Vicente), Irlanda Lopes – Águias Vermelhas (Fogo), Elisiane Semedo – ADEC (Santiago), Yarine da Graça Neves – Madeirense (São Vicente).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.