O presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol Cabo Verde (ATFCV) faz um balanço “positivo” dos três anos à frente desta colectividade, por ter “alargado” as bases da cooperação internacional.

Em declarações à Inforpress, para também fazer o balanço dos três anos de existência da associação, Humberto Bettencourt apontou a filiação à União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos (UTFPL) como um dos maiores ganhos da associação.

O também treinador da Académica da Praia considerou, por isso, que essa filiação foi uma oportunidade para criar contactos para parcerias e colaborações.

“Bebemos das experiências das associações congéneres e ainda capacitamos os nossos treinadores com formadores reconhecidos mundialmente”, acrescentou, Humberto Bettencourt, informando que a ATFCV conta com treinadores associados de todas as ilhas.

Para além disso, destacou ainda a realização de acções de formação contínua e fóruns, bem como participações em congressos internacionais.

No passado dia 18 de Agosto, numa reunião da assembleia-geral foi eleita uma comissão que conduziu a ATFCV até a marcação da próxima eleição para escolher um novo presidente, a acontecer entre Setembro ou Outubro.

Esta comissão é presidida por Janito Carvalho, treinador do Boavista da Praia, José Candeias (Santo Antão) Jimmy Barros (Bairro) e Nataniel Pires (académica da Praia).

Criada a 17 de Junho de 2017, na cidade da Praia, a ATFCV tem o objectivo primordial de representar e defender os interesses dos treinadores de futebol junto dos organismos públicos e privados, quer nacionais e internacionais, visando a promoção, divulgação, coordenação e participação global no processo de formação de técnicos de futebol.

Zela ainda pela participação, atribuição e certificação dos níveis de formação dos técnicos de futebol, a adopção de políticas que promovam de forma eficaz a questão da igualdade e de género entre os técnicos de futebol e a capacitação e qualificação para os treinadores da modalidade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.