A direcção do Club Desportivo Juventude propôs esta segunda-feira à Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e às associações regionais de todas as ilhas que a jornada do próximo fim-de-semana seja uma homenagem ao jovem estudante dos Mosteiros, Geovani Rodrigues.

A proposta é do presidente da direcção do Club Desportivo Juventude, equipa que milita no segundo escalão do futebol do Fogo, Fausto do Rosário.

Fundamenta a sua proposta no sentido em que o desporto, de uma forma geral, e o futebol em particular, pela sua abrangência e poder de influenciação, constituem “privilegiadíssimos espaços” de acção pedagógica para um relacionamento saudável, assente em valores e princípios como “respeito, solidariedade, tolerância e a aceitação de diferença, igualdade, repudio ao ódio e violência gratuita”, entre outros.

Por estas e outras razões, a direcção do Club Desportivo Juventude propõe à FCF e aos presidentes das associações regionais de futebol de todas as ilhas que nos jogos dos dias 11 e 12, próximo fim-de-semana, seja homenageado o jovem de 21 anos que faleceu a 31 de Dezembro de 2019, vitima de um brutal espancamento em Bragança, com um minuto de silencio no inicio de cada jogo.

Na proposta, a direcção do Club Desportivo Juventude salienta que, “mais do que julgar e condenar, que acredita será feito por instancias e competências próprias”, com este acto não só estará a prestar uma “merecida solidariedade” à família e toda a comunidade enlutada, como a lançar um “pungente e veemente apelo” contra a violência gratuita, cujo caso de Bragança é “apenas um triste exemplo”, de entre milhares que ocorrem em todas as latitudes, de acordo com o documento da direcção de Juventude.

Às equipas da ilha do Fogo, esta agremiação desportiva propõe que joguem no próximo final de semana com uma braçadeira de luto, refere Fausto do Rosário, vincando que o seu club decerto o fará no seu jogo.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues 21 anos, morreu no passado 31 de Dezembro, vítima de agressão em Bragança, Portugal, para onde tinha deslocado em Outubro para formação em Design de Jogos Digitais, no Instituto Politécnico de Bragança.

Luís Giovani era um dos mais promissores artistas dos Mosteiros tendo-se destacado na banda Beatz Boys, um grupo integrado por jovens formados pela paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

A transladação do corpo está programada para o final desta semana e se tudo correr como programa o funeral poderá acontecer no sábado ou no domingo, nos Mosteiros, coincidindo com a realização de mais uma jornada de futebol.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.