O Borússia Dortmund quebrou um ciclo de nove jogos consecutivos sem vencer, ao ganhar hoje o Mainz (2-0), na 16.ª jornada da liga alemã de futebol, que marcou a estreia do novo treinador, o austríaco Peter Stoger.

A equipa de Dortmund já não vencia desde o dia 24 de outubro, quando goleou em casa do Magdburgo por 5-0, em jogo da Taça da Alemanha, tendo o triunfo em Mainz começado a ser concebido aos 55 minutos, graças a um golo do central grego Sokratis.

A vitória só seria confirmada a um minuto do fim do tempo regulamentar, pelo japonês Sinji Kagawa, na sequência de um passe do avançado Pierre-Emerick Aubameyang.

O ciclo negativo anormal do Borússia Dortmund desalojou-o do topo de classificação, que chegou a liderar, mas os três pontos hoje conquistados permitiram à equipa subir ao quarto lugar com 25 pontos, os mesmos do Eintracht Frankfurt, quinto, e do Borússia Moenchengladbach, sexto.

Peter Stoger, que substituiu o holandês Peter Bosz, despedido na sequência das nove derrotas consecutivas, entrou assim com o 'pé direito', numa partida em que apostou no internacional português Raphael Guerreiro a titular, substituído em cima do minuto 90 pelo médio turco Nuti Sahin.

Nos outros jogos de hoje da 16.ª jornada da liga alemã, o Friburgo recebeu e venceu (1-0) o Borússia Moenchengladbach, que caiu assim do quarto para o sexto lugar, ultrapassado quer pelo Borússia Dortmund, quer pelo Eintracht Frankfurt, que foi hoje a Hamburgo vencer a equipa local por 2-1, depois de ter sofrido um golo logo aos nove minutos, pelo grego Kyriakos Papadoupoulos.

No entanto, a equipa de Frankfurt deu a volta ao resultado no espaço de oito minutos, graças aos golos de Maruis Wolf, aos 16, e do médio sérvio Mijat Gracinovic, aos 24.

Finalmente, o Leipzig, que vinha também de um ciclo negativo com três empates, uma vitória e uma derrota nos últimos cinco jogos da 'Bundesliga', somou nova igualdade, desta vez no terreno do Wolfsburgo, que esteve a vencer desde o minuto 15, através de um penálti cobrado pelo lateral-direto holandês Paul Verhaegh, até ao minuto 52, altura em que Marcel Halstenberg restabeleceu o empate.

O Bayern Munique lidera a liga alemã com 35 pontos, mais sete do que o Leipzig, que é segundo, mas pode ampliar a vantagem para 10 pontos, se vencer na quarta-feira na receção ao lanterna-vermelha Colónia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.