Depois de 332 qualificações em 48 países dos cinco continentes, aquele que é considerado o maior torneio do mundo de futebol de rua apurou, no Brasil, os campeões de 2019. Portugal fez história nesta final mundial do Red Bull Neymar Jr’s Five ao alcançar pela primeira vez os quartos de final. Os títulos foram entregues por Neymar às formações da Hungria (masculinos) e da Eslováquia (femininos).

O inverno brasileiro aqueceu este fim de semana com a disputa da quarta edição do Red Bull Neymar Jr’s Five. A competição partiu de uma ideia original de Neymar e pretende ser um hino de celebração do futebol de rua. Na sua quarta edição, o torneio contou com a participação de 101.704 jogadores nas 332 qualificações realizadas em 48 países dos cinco continentes.

A competição decorreu em Praia Grande, no Instituto Projeto Neymar Jr, uma estrutura de solidariedade social criada em 2014 pelo jogador do PSG e que tem atualmente um impacto direto na vida de mais de 10 mil jovens carenciados da região de São Paulo. No final, Neymar destacou “o elevado nível da competição”, lembrando “os tempos da sua infância, quando jogava neste mesmo bairro na rua o futebol 5x5, 3x3 e 2x2”.

Portugal voltou a marcar presença e conseguiu o seu melhor resultado de sempre, depois de atingir os quartos de final da competição – onde acabou por ser eliminado pela seleção do Panamá. A formação de Vila Nova de Gaia "Para a Cueca", que começou o torneio da melhor forma com vitórias sobre a Jamaica, Bélgica, Austrália (fase de grupos) e Chile (1/8 final) fez no final um balanço "muito positivo desta participação", destacando "a clara evolução da equipa e o objetivo cumprido", prometendo “continuar a trabalhar para regressar em 2020 com ambições renovadas”.

O Red Bull Neymar Jr’s Five representa uma nova forma de jogar futebol - sem distinção de sexos, o torneio está aberto a equipas de cinco elementos. As regras são inovadoras, a começar pela ausência do tradicional guarda redes. As partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que uma formação marca um golo é automaticamente expulso um elemento da equipa adversária.

O prémio para as equipas vencedoras - masculinos e femininos - é uma experiência única num jogo disputado no estádio da equipa que Neymar representa.

Toda a ação no Brasil pode ser agora revista aqui.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.