O Paris Saint-Germain, já consagrado campeão, venceu na receção ao Mónaco por 3-1, em jogo da 33.ª jornada da Liga francesa de futebol marcado por um ‘hat-trick’ de Mbappé e os regressos de Neymar e Cavani.

O empate do Lille em Toulouse, horas antes, fez com que o PSG entrasse em campo já com o título de campeão de França renovado, sendo que, no jogo, a grande figura foi o jovem Kylian Mbappé, autor de três golos, aos 15, 38 e 56 minutos, que não festejou por respeito ao seu anterior clube que o projetou para a ribalta.

O jogo assinalou também os regressos à competição, após longas paragens, do brasileiro Neymar e do uruguaio Edinson Cavani, que entraram no decorrer da segunda parte, retomando, com Mbappé, o tro ‘maravilha’ do ataque parisiense.

Mbappé é o mais jovem de sempre na Ligue 1 a chegar aos 30 golos
Mbappé é o mais jovem de sempre na Ligue 1 a chegar aos 30 golos
Ver artigo

O PSG, que lidera com 84 pontos, mais 19 do que o Lille, segundo classificado, conquistou, assim, o seu segundo título consecutivo, o sexto nos últimos sete anos e o oitavo de sempre, quando faltam cinco jornadas para o fim.

Por seu lado, Mbappé reforçou a liderança da lista dos marcadores, passando a contar 30 golos, contra 19 do marfinense Nicolas Pepe (Lille). Na luta pela ‘Bota de Ouro’, colocou-se a três do argentino Lionel Messi (FC Barcelona).

O PAOK, dos portugueses Vieirinha e Sérgio Oliveira, conquistou, 34 anos depois, o seu terceiro título de campeão grego de futebol, ao golear casa o Levadiakos por 5-0, na 29.ª e penúltima jornada. No jogo da consagração, Sérgio Oliveira, jogador emprestado pelo FC Porto, esteve a tempo inteiro, enquanto Vieirinha entrou nos descontos.

34 anos depois, o PAOK de Vieirinha e Sérgio Oliveira vence o campeonato
34 anos depois, o PAOK de Vieirinha e Sérgio Oliveira vence o campeonato
Ver artigo

A uma jornada do final do campeonato, o PAOK, que sucedeu na lista dos campeões ao AEK Atenas, passou a contar 77 pontos, mais cinco do que o Olympiacos, de Pedro Martins, que tem 72 e vai terminar a prova no segundo lugar.

O Olympiacos é o grande dominador do campeonato grego, com 29 títulos, contra 17 do Panathinaikos, incluindo sete consecutivos entre 2010/11 e 2016/17, sendo que não perdia dois seguidos há mais de duas décadas – desde 1996/97, ganhou 19 dos 23 disputados.

A Juventus, dos internacionais portugueses Cristiano Ronaldo e João Cancelo, sagrou-se, também este fim de semana, campeã italiana de futebol pela oitava vez consecutiva, ao vencer por 2-1 a Fiorentina, depois de ter estado a perder o encontro da 33.ª jornada.

Ronaldo chega à marca dos 30 títulos coletivos
Ronaldo chega à marca dos 30 títulos coletivos
Ver artigo

Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões, aos pés do Ajax, a formação de Turim confirmou o que já era previsível há algum tempo e arrecadou o octocampeonato, depois de não o ter conseguido assegurar nas duas jornadas anteriores.

A cinco rondas do final da ‘Serie A’, o conjunto orientado por Massimiliano Allegri soma 87 pontos, mais 20 do que o Nápoles, segundo classificado, que na segunda-feira recebe a Atalanta.

E como estão as corridas ao título nos restantes campeonatos?

Em Inglaterra, a luta pelo título da conquista da Premier League continua renhida no duelo entre o Liverpool e o Manchester City. A equipa que eliminou o FC Porto continua na liderança com 88 pontos, mas com um jogo a mais do que o atual campeão, o Manchester City (86). O Tottenham, terceiro classificado, está muito atrás nesta corrida, com 67 pontos.

Em Espanha faltam cinco jornadas para terminar o campeonato e dificilmente o título de bicampeão fugirá ao Barcelona. Os catalães têm 77 pontos, mais nove do que o Atlético de Madrid e mais 13 do que Real Madrid.

Por fim, na Bundesliga, o duelo também é a duas equipas, sendo que o Bayern de Munique lidera com 70 pontos, enquanto o Borussia Dortmund está no segundo lugar, apenas com um ponto de desvantagem. O Leipzig, que está no terceiro lugar, tem 61 pontos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.